A qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional é um desafio aos profissionais de saúde. Nessa perspectiva, o programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) é instituído como um dos seis atributos para qualidade de atendimento. As unidades de pronto atendimento fazem parte da rede de atenção em saúde, precisam de atendimentos ágeis de acordo com a classificação de risco de cada atendimento e estão susceptíveis à falhas assistenciais. Considerando o preconizado no PNSP, a realidade da unidade de Pronto Atendimento Municipal (PAM) e a avaliação de cultura de Segurança do Paciente realizada com a equipe, foi elaborado um protocolo assistencial com foco na identificação do paciente no PAM de Forquilhinha. No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa sobre a cultura de segurança do paciente com a equipe. O questionário HSOPSC foi aplicado aos os 19 profissionais atuantes no PAM, através de um tablet com conexão à internet, utilizando a plataforma do E-Questionário. Após, realizou-se sensibilização com os profissionais atuantes com foco na primeira meta internacional de segurança: identificação correta do paciente. Após a apresentação do protocolo aos profissionais atuantes no PAM, iniciaram os encontros para capacitação que foi realizado em três períodos diferentes para contemplar todos os atuantes. O protocolo foi bem recebido pelos profissionais no treinamento, reconhecendo a importância de melhorar a segurança do paciente e cultura de segurança. Com a construção do protocolo, 14 profissionais atuantes do Pronto Atendimento receberam a capacitação. Os encontros abordaram temas como competências profissionais e condutas visando melhoria da segurança da assistência em saúde para pacientes e profissionais. Com a sensibilização dos profissionais, o protocolo pôde ser elaborado e implantado com base nas necessidades do local. Posto isso, este trabalho apresenta caráter de inovação por nesse local não haver nenhum tipo de identificação do paciente, trazendo reflexões e mudanças das práticas profissionais diárias, consequentemente, melhorando os processos de trabalho e qualidade do cuidado ofertado.