Apresentação: O Programa Saúde na Escola (PSE) tem por objetivo articular saberes da educação e da saúde, proporcionando uma maior qualidade de vida e um pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. A atuação do programa tem grande foco na intersetorialidade, sendo importante o trabalho em equipe e a boa comunição entre os profissionais na resolução de conflitos e visualização das necessidades da comunidade atuante. A utilização de recursos didáticos para a constância no aprendizado acadêmico é uma importante porta de entrada para a atuação prática do futuro profissional da saúde. Assim, manter uma frequência de estudos teóricos em campos de aprendizados relevantes para a sua profissão permite o desenvolvimento de um olhar mais amplo para as intervenções de saúde e de educação realizadas durante sua formação. Consequentemente, a produção e utilização de materiais didáticos e lúdicos sobre promoção à saúde e prevenção de doenças são ótimos recursos que contribuem para a compreensão e apreensão de informaçõess de forma clara e acessível para as crianças, grupo alvo das ações do PSE. Nesse sentido, este estudo busca relatar as atividades realizadas por estudantes do projeto de extensão “Educação, Saúde e Nutrição nas Escolas: fortalecendo laços intersetoriais do PSE” na elaboração de materiais educativos com ênfase em temas abordados pelo PSE. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência sobre os passos seguidos para a elaboração de atividades educativas. As etapas que deram seguimento à ação relatada foram: 1) na reunião quinzenal de estudo realizada pelo projeto de extensão foi direcionado, pela coordenadora do projeto, a leitura dos cadernos temáticos disponíveis pelo Ministério da Saúde sobre prevenção de doenças negligenciadas, verificação da situação vacinal, saúde bucal, prevensão ao uso do tabaco, saúde ambiental, promoção da cultura de paz e direitos humanos, promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade para integrar os discentes quanto às temáticas que são abordadas pelo PSE; 2) os extensionistas realizaram uma apresentaçãoo em slides para o grupo sobre os materiais e foram indagados pela professora à pensarem acerca da importância das temáticas no território e qual seria a possível intervenção educativa que poderia ser usada pelos profissionais nas escolas em que o projeto atua; 3) foi perguntado aos profissionais da Unidade de Saúde da Família da comunidade qual era a necessidade do territorio e se precisavam trabalhar os temas estudados, comprovando a real importância de elaborar as atividades; 4) notando a demanda do território em que os extensionistas atuavam, houve a elaboração de materiais educativos a respeito das doenças negligenciadas, da verificação da situação vacinal, alimentação saudável e saúde ambiental, sendo um vídeo informativo, elucidando as principais dúvidas com relação à COVID-19, uma tirinha lúdica, dismistificando a vacina para o público infantil, uma cartilha sobre jogos digitais disponíveis de forma gratuita na internet e um quizz interativo, os quais trouxeram esclarecimento e informações pertinentes, de cunho científico, mas com um linguajar acessível para o público infantil; 5) os materiais produzidos sobre os temas foram encaminhados às Unidades de Saúde da Família (USF) para que os profissionais verificassem a qualidade e a veracidade das informações e das fontes; 6) após serem aprovadas, as atividades foram apresentadas para o grupo do projeto na reunião quinzenal e discutidas suas importâncias no contexto acadêmico e social; 7) os materiais foram disponibilizados para que os profissionais atuantes no PSE possam utilizar em suas intervenções de educação em saúde nas escolas cadastradas. Resultados: Observamos que o estudo dos materiais e o desenvolvimento das atividades educativas, pelos discentes, proporcionaram um aprendizado importante para o amadurecimento acadêmico e profissional dos extensionistas, viabilizando um olhar mais crítico, analítico e social sobre as necessidades presentes no território atuante. A atividade contribuiu, também, para o estímulo e a compreensão dos universitários quanto ao seu papel como sujeito ativo dentro do projeto que atua na comunidade e em parceria com profissionais que operam em um importante programa governamental, aproximando-os da realidade vivenciada na comunidade e compreendendo o valor do PSE. Além disso, permitiu-se que houvesse uma contribuição para o fortalecimento do PSE, visto que a disponibilização dessas ferramentas elaboradas aumenta a quantidade de materiais disponíveis para que os profissionais, da saúde e da educação, utilizem, com a comunidade escolar, nos momentos de intervenções de educação em saúde, contribuindo para o enriquecimento dos saberes das crianças. Foi observado também a influência do meio de divulgação utilizado (redes sociais e recursos audiovisuais) na capacidade de compreensão da população sobre os temas desenvolvidos, visto que democratizar a distribuição de conhecimentos dentro de um campo digital proporciona o estímulo na busca de novas informações e de outros recursos didáticos disponíveis na internet, fato que alavanca o alcance desses materiais produzidos para leitores externos à comunidade. Considerações finais: A atuação dos discentes nas práticas de educação em saúde, torna evidente como o estudo teórico, em materiais oficiais, desenvolve habilidades necessárias para a execução do projeto de extensão dentro da comunidade, permitindo maior segurança nas ações. Possuir uma ampla participação de alunos extensionistas em trabalhos voltados para as práticas em saúde e em educação é uma importante ferramenta no fortalecimento do processo de intersetorialidade do Programa Saúde na Escola. A partir disso, explorar a criatividade dos discentes dentro das atiidades possibilita o desenvolvimento de novas habilidades e, por consequência, novos materiais didáticos a serem usados em instituições educacionais cadastradas no PSE, promovendo a fortificação do programa e proporcionando uma troca de experiência entre os discentes e os profissionais, da saúde e da educação, atuantes no territtório. Além do mais, ter um ambiente intersetorial acolhedor, que propicia uma constante evolução acadêmica e profissional para os discentes no qual estão inseridos, facilita o processo de aprendizado importante para a produção de conhecimento científico e produtivo para a comunidade. Conclui-se que a ação traz benefícios não só para o projeto universitário e os alunos participantes, mas também, promove um enriquecimento na educação em saúde, um fomento para os profissionais, que estão diariamente tendo que elaborar medidas de intervenções eficazes e interativas para a comunidade escolar, fortalecendo, da mesma forma, as políticas públicas de saúde e de educação do país e contribuindo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no desenvolvimento pleno e integral desses indivíduos perante a sociedade.