Apresentação: A saúde coletiva é ampla e complexa, sendo necessário no processo de formação dos trabalhadores da saúde a utilização de metodologias ativas de ensino aprendizagem que promovam reflexões e vivências significativas para a formação profissional em saúde. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma acadêmica de medicina, dentro de um contexto real de visitas aos órgãos regulamentadores de serviços de saúde pública, evidenciando as repercussões dessas aulas práticas no processo de aprendizado sobre gestão em saúde pública. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência das aulas práticas do componente curricular Práticas em Saúde Coletiva no SUS: Gestão, para turma do 2º semestre da graduação em medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia, durante o mês de janeiro de 2023. Foram visitados o Conselho Municipal de Saúde, a Central Integrada de Regulação, o Hospital Municipal Eurico Dutra, a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária, a Vigilância Epidemiológica e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do município de Barreiras – BA. Resultados: A presença de um eixo prático nas disciplinas de gestão em saúde pública, possibilitando vivências no SUS, é uma oportunidade essencial para os discentes observar e analisar os procedimentos de gestão e uma experiência fundamental para o processo de aprendizagem. Uma vez que o conhecimento da gestão em saúde é necessária para os todos os profissionais da saúde, a inclusão dos discentes na realidade dos serviços públicos de saúde logo no início do curso, possibilita um processo de aprendizagem efetivo e significativo para os discentes, ao reforçar os conteúdos teóricos através da vivência na prática e provocar reflexões acerca da realidade da gestão na saúde pública de maneira ativa. Por exemplo, foi possível observar que alguns exames que são comumente ensinados durante a graduação em medicina e solicitados pelos médicos demoram bastante tempo para serem realizados. Diante disso, refletimos sobre estratégias de gestão para melhorar esse fluxo, assim como outras alternativas de métodos diagnósticos que sejam mais acessíveis, para que, assim, o cuidado em saúde seja proporcionado em conformidade aos princípios do SUS. Ademais, foi importante refletir e destacar também que condições harmoniosas nos setores de saúde coletiva devem ser proporcionadas sempre, uma vez que o principal cunho da saúde coletiva é a formulação de estratégias, por meio de uma gestão integrada, apenas dessa forma formularemos um pensamento coletivo e resolutivo para atingir a excelência das atividades na saúde pública. Considerações Finais: Conhecer os aspectos da gestão em saúde coletiva no início do processo de formação profissional em saúde, possibilita um processo de aprendizagem ativo e significativo, e posteriormente a realização de um trabalho mais efetivo no processo de gestão em saúde, para isso, as práticas são fundamentais quando incluídas aos conhecimentos teóricos discutidos em salas de aula.