Apresentação: O ambiente escolar tem se destacado como um dos principais locais para promoção de atividades físicas durante a infância, tanto no desenvolvimento motor quanto na melhora da aptidão física. Desde o retorno do isolamento social, decorrente da pandemia de Covid-19, a preocupação com a saúde física de escolares tem sido eminente. O Programa Saúde da Escola desempenha um papel importante ao facilitar a integração entre os setores da Educação e da Saúde, especialmente na formação de profissionais no contexto do Sistema único de Saúde. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência realizada através da avaliação física de alunos do ensino fundamental, visando implementar intervenções para promoção de saúde dos escolares. Desenvolvimento do trabalho: Relato de experiência de atividades realizadas em duas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental no município de Porto Alegre-RS utilizando uma proposta de articulação e integração entre os setores da educação e saúde no desenvolvimento do PSE. Resultados: Foram realizadas 303 avaliações em escolares conduzidos por estagiários do curso de Fisioterapia da UFCSPA abrangendo os componentes I e II do PSE, como avaliação física e promoção da saúde. As avaliações físicas foram compostas por duas a três baterias de testes, no turno da tarde, respeitando um tempo de 15-20 minutos para subgrupo de crianças das turmas de 1º a 5º ano, com idades entre seis e 11 anos. Os testes realizados levaram em consideração a idade cronológica e maturação biológica. Foram avaliados: peso, altura, altura sentada para o cálculo do pico do estirão de crescimento e a classificação da maturação somática, medida de pressão arterial, teste de acuidade visual, teste de mobilidade funcional (Timed-Up and Go), teste de força de preensão manual, de força abdominal, de membros inferiores (saltos horizontal e vertical), avaliação postural (gibosidade), avaliação da dor, teste de equilíbrio estático e dinâmico, avaliação do desenvolvimento motor e aptidão aeróbica (caminhada/corrida de 6 minutos). Os resultados foram analisados individualmente, conforme parâmetros de normalidade para idade e sexo. Foi realizada a devolutiva individual por meio de um laudo impresso de fácil compreensão para cada criança e responsáveis. Para entrega dos laudos, os profissionais foram até as salas de aula e explicaram a partir dos dados encontrados a importância do exercício físico e hábitos saudáveis para crianças e professores. A alta prevalência de sobrepeso e obesidade, a baixa aptidão aeróbica e os atrasos no desenvolvimento motor foram os pontos que mais chamaram a atenção. Considerações finais: Os escolares frequentemente relataram satisfação com as atividades pela forma lúdica e com o acolhimento do serviço de saúde no ambiente escolar. A devolutiva dos dados entregue de forma individual para crianças, responsáveis legais e escola, foi um diferencial. A integração e co-responsabilização entre os setores da educação e da saúde, como proposto no PSE, é essencial para a qualidade de vida dos escolares.