Uso de material educativo sobre cuidado perineal como estratégia de promoção da autonomia das mulheres durante gestação, parto e pós-parto

  • Author
  • Helena Teofilo Ferreira da Silva
  • Co-authors
  • Roselane Gonçalves , Glauce Cristine Ferreira Soares , Juliana Vitoria da Silva
  • Abstract
  • Apresentação

    A educação em saúde constitui-se como um processo de construção de conhecimento com o objetivo de promover a apropriação de informações pelos participantes e contribuir para a tomada de decisão e escolha informada sobre os cuidados que lhes são oferecidos. O conhecimento é primordial para o exercício da autonomia das pessoas enquanto usuárias dos serviços de saúde. Nesse sentido, os materiais educativos são ferramentas importantes a serem utilizadas em atividades implementadas, seja no âmbito individual e/ou grupal.

    Este trabalho é produto de um projeto de pesquisa realizado durante o período de setembro de 2022 até o presente momento, cuja finalidade é descrever os cuidados perineais baseados em evidências científicas durante a gestação, parto e pós-parto, elaborar e validar material educativo sobre este tema com base na análise de especialistas e gestantes. O estudo incluiu o cuidado perineal, uma vez que as lacerações perineais são comuns, podendo ocorrer, aproximadamente, entre 53% e 79% dos partos.

    As lacerações perineais podem impactar a vida das mulheres em diversos aspectos, como nas atividades diárias, no autocuidado e no cuidado com o recém-nascido e na atividade sexual. De modo que o cuidado adequado implementado no ciclo gravídico puerperal pode influir tanto na prevenção das lesões quanto no seu processo de regeneração e consequente retomada dos hábitos de vida. As atividades de educação em saúde utilizando o material educativo elaborado têm o potencial para ampliar o acesso às informações baseadas no conhecimento científico sobre os cuidados que podem ser realizados no períneo e, ainda, promover o protagonismo e a autonomia de gestantes e parturientes durante o cuidado a ser adotado nesta fase do ciclo reprodutivo.

    Desenvolvimento do trabalho

    A pesquisa descritiva e exploratória foi desenvolvida em 5 etapas: revisão de literatura, verificação do conteúdo pelos juízes/especialistas, desenvolvimento da cartilha, validação preliminar do material elaborado pelos juízes/especialistas e validação pelas gestantes participantes do programa de atenção ao pré-natal de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na zona leste do município de São Paulo.

    A primeira etapa foi realizada nas bases de dados US National Library of Medicine (PubMed), The Cochrane Library, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Os critérios de inclusão dos artigos foram: artigos de periódicos publicados na íntegra, revisões sistemáticas, ensaios clínicos randomizados publicados entre 2016 e 2021 nos idiomas português, espanhol e inglês. Foram excluídos artigos repetidos nas bases de dados ou cujos textos não estavam disponíveis. Após a filtragem, foram utilizados 34 artigos para análise.

    Na segunda etapa, com base na literatura revisada, elaboraram-se assertivas que foram submetidas à apreciação pelos juízes (especialistas na área de saúde da mulher/obstetrícia e que possuem linhas de pesquisa sobre o tema de cuidado perineal) em relação à inclusão do cuidado proposto e das evidências da informação a constar na cartilha. Para a manifestação da opinião dos juízes, foi elaborado um instrumento no qual eles puderam sugerir exclusão, reformulação ou inclusão de novas assertivas. Cada assertiva e suas considerações feitas pelos juízes foram avaliadas, e sua inclusão ou exclusão foi baseada na porcentagem de juízes que concordaram e/ou nos argumentos apresentados das evidências utilizadas.

    A terceira etapa contemplou o desenvolvimento da cartilha com base nas assertivas avaliadas pelos juízes e nas modificações feitas após essa análise. Inicialmente, uma cartilha preliminar foi elaborada para a validação exclusivamente pelos juízes. A cartilha abrangeu uma explicação detalhada sobre as estruturas que compõem o sistema reprodutor feminino, o ciclo gravídico-puerperal, o assoalho pélvico, o períneo e os cuidados perineais durante a gestação, parto e pós-parto. Foi adotada uma linguagem acessível, buscando garantir a melhor compreensão pelos leitores. A cartilha foi confeccionada no formato de folha A5, contendo um total de 35 páginas.

    Na quarta etapa, os juízes avaliaram a cartilha elaborada com base em um instrumento desenvolvido pelo grupo da pesquisa, que incluiu a caracterização dos respondentes (formação, área e tempo de atuação) e também incluiu aspectos relativos aos domínios: objetivos a serem atingidos e aspectos relativos ao conteúdo (abrangência/pertinência), estrutura (organização-apresentação, clareza/objetividade das mensagens/sequência lógica e aparência). Cada domínio foi avaliado considerando uma escala tipo Likert, em que houve uma pontuação de 1 a 5 (concordo totalmente, concordo, não concordo e nem discordo, discordo, discordo totalmente). No instrumento tinha um espaço para a escrita de sugestões e/ou comentários. Para a verificação da validade do instrumento utilizou-se o Índice de Validade do Conteúdo (IVC), que avalia a concordância dos avaliadores sobre o assunto 

    A quinta etapa está em fase de finalização e inclui a validação do material educativo, já revisado pelos juízes e pelas gestantes. A participação das mulheres está ocorrendo durante as atividades previstas no acompanhamento pré-natal e/ou durante ações educativas de rotina numa unidade básica de saúde (UBS). Após finalizada esta etapa, a cartilha será revisada novamente e as modificações necessárias serão feitas a fim de que se tenha um material educativo rico em conteúdo e compreensível aos usuários do serviço de saúde.

    Resultados preliminares

    Durante a abordagem das gestantes na UBS, tem sido possível notar o interesse pelo assunto e quão rica se torna a discussão sobre os cuidados normalmente implementados nos serviços de atenção ao pré-natal, ao parto e pós-parto. Como as atividades educativas envolvem gestantes de idades gestacionais diversas, bem como seus acompanhantes, percebe-se que a temática permite ampliar as conversas trazendo para o grupo várias nuances do cuidado que, em geral, é oferecido nos serviços de saúde. As gestantes verbalizam que não tinham a percepção da complexidade da temática e da importância que as práticas implementadas durante a gestação, no parto e no pós-parto têm para a promoção e manutenção da sua saúde. Importante ressaltar ainda que algumas pessoas que já vivenciaram a gestação e o parto compartilham suas experiências, tiram dúvidas e contribuem com o entendimento das demais participantes dos grupos.  

    Considerações finais

    Ao final do trabalho de pesquisa em desenvolvimento espera-se que o material educativo elaborado possa ser um instrumento de divulgação de conhecimento em uma linguagem acessível principalmente às gestantes, promovendo também o protagonismo delas ao fazerem escolhas informadas dos melhores cuidados para o seu próprio corpo. 

    A elaboração da cartilha até o momento tem sido um processo que envolve muitas discussões em grupos e constantes adequações para que seja atingido o objetivo proposto. Dessa forma, com o encerramento da pesquisa, o material educativo será disponibilizado e poderá ser utilizado por profissionais da saúde e gestantes.

     

  • Keywords
  • Material Educativo; Gestação; Parto; Pós-parto; Períneo; Laceração Perineal
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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