O conhecimento da territorialidade e do território é fundamental para o estabelecimento efetivo da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), materializada nas ações da Estratégia Saúde da Família (ESF), considerada pelo Ministério da Saúde como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica. O presente trabalho objetivo destacar a importância da realização de atividades práticas no território durante a graduação em cursos da área da saúde, para o conhecimento e compreensão do ambiente físico e suas peculiaridades, bem como o funcionamento de uma unidade de saúde que atende à população adstrita. Este trabalho consiste em um relato de experiência com ênfase na aplicação de um exercício prático elaborado como componente de avaliação curricular na formação de acadêmicos da saúde, sob a ótica educacional da interação entre ensino, serviço e comunidade. A partir da clareza sobre o panorama de saúde brasileiro e de conceitos fundamentais relacionados à Atenção Básica à Saúde, o exercício foi desenvolvido em um dos distritos da cidade de Belém-PA, denominado Condor, e a visita à ESF Condor, para que os discentes pudessem observar a realidade local do território, sobretudo no que tange à organização e funcionamento da ESF, o que promove uma comparação com a teoria estudada. Durante a visita, o gestor responsável pela unidade revelou diversos aspectos acerca do funcionamento da unidade. Dentre as informações coletadas a partir da experiência in loco, vale citar alguns recursos materiais e humanos encontrados e que interagem para a existência de ações na unidade. A ESF Condor funciona em uma casa alugada, com boa estrutura, porém com divisão insuficiente para suprir a demanda por consultórios, por isso há uma espécie de consultório "coringa" em que ocorre revezamento entre atendimento médico e realização de preventivo em dias específicos. Além disso, possui três equipes de saúde que atuam no território, atendendo a comunidade, em especial o agente comunitário de saúde, visto que ele é capaz de identificar e trazer as demandas até a unidade. Também possui alguns programas de destaque como o "Programa Saúde na Hora" e outros com foco em "Diabetes, Hanseníase, Tuberculose e Hipertensão", por exemplo. A partir da observação, vê-se um importante traço encontrado não somente na unidade visitada, mas em muitas outras pelo país, que é a tentativa de oferta do serviço embora a estrutura esteja precária ou desfavorável. Por fim, percebe-se que a experimentação no território, como metodologia prática no ensino, é imprescindível para uma reflexão mais profunda sobre o sistema de saúde público e necessária à compreensão da atenção básica à saúde por parte de futuros profissionais. Esse tipo de atividade propicia o entendimento acerca do funcionamento de uma unidade de saúde e uma visão das dificuldades enfrentadas pelos profissionais para a prestação de serviços à população adstrita.