A extensão universitária é indissociável do ensino e da pesquisa no processo de formação profissional. Para que o ocorra o pleno desenvolvimento educacional é indispensável que os graduandos sejam introduzidos o mais próximo possível nas necessidades reais da população e seus consequentes desafios do cotidiano. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de alunos do curso de odontologia de uma faculdade privada do sul da Bahia na disciplina obrigatória de extensão universitária, chamada de Projeto Integrador de Extensão - PIE. A disciplina de PIE faz parte do esforço da IES em curricularizar a extensão em cumprimento das novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de odontologia, tendo uma carga horária total de 72h. Durante o período letivo, os alunos desempenharam atividades numa Unidade Básica de Saúde com três Equipes de Saúde da Família, localizada na zona sul de Ilhéus – BA. Os estudantes matriculados nessa disciplina cursavam o 9º período e estiveram em íntimo contato com o cotidiano da Atenção Primária à Saúde local, numa região próxima da faculdade. Foram realizadas salas de espera abordando temas de saúde bucal na gestação, pré-natal odontológico, prevenção e tratamento do câncer de boca, higiene bucal e prevenção da cárie dentária, com dinâmicas lúdicas e participação dos pacientes. Além disso, foram realizadas visitas domiciliares e territorialização, bem como atividade educativa em escolas e creches da área de abrangência da UBS, com mapeamento das famílias em risco e vulnerabilidade social. Foram distribuídos kits com escova dental, dentifrício fluoretado e fio dental, bem como realizada escovação dental supervisionada e aplicação de flúor tópico em gel. O trabalho da Equipe de Saúde Bucal da UBS foi acompanhado de perto pelos estudantes, com uma interação dialógica das atividades clínicas e extraclínicas. Essa experiência trouxe a compressão e foi fundamental para colocar em prática a integração entre o ambiente universitário e a sociedade, gerando novos conhecimentos, novas abordagens dos problemas vivenciados na vida da comunidade e contribuindo de maneira horizontal naquilo que é possível contribuir. A curricularização da extensão, por meio da disciplina de PIE permitiu também uma visão ampliada entre a teoria e a prática. Os alunos puderam vivenciar a democratização da produção acadêmica, que por muitas vezes, ainda é restrito as faculdades e universidades. Vale ressaltar que a vivência com as outras áreas da saúde, como enfermagem, psicologia, nutrição, medicina, fisioterapia, serviço social enriqueceu o saber e as práticas multi e interprofissional, ampliando a visão integral do ser humano. Portanto, embora a odontologia seja um curso de caráter primordialmente prático, é incabível a realização curso sem que os graduandos em odontologia compreendam os aspectos sociais, econômicos e culturais nos processos e necessidades de saúde da população. O respeito ético, a democratização do conhecimento e a oportunidade de percepção dos valores sociais, são fundamentais para uma graduação de qualidade e integrativa. Para que tal aprendizado aconteça, é necessário que os cursos de graduação incentivem os alunos a buscarem conhecimentos fora de uma sala de aula, para que a prática não seja limitada a conhecimentos teóricos.