Projeto Café com Vizinhos - roda de gente, mesa lotada e partilha de afeto.

  • Author
  • José Artur Ribeiro Torres
  • Abstract
  • Projeto itinerante Café com Vizinhos, do Centro de Cultura e Convivência Pedra Branca (CECCO PB), que une arte, saúde e trocas diversas de bem viver e acontece mensalmente no território da Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá - Rio de Janeiro.

    O relato de experiência trata do período de março a dezembro de 2023, enquanto trabalhador da Rede de Atenção Psicossocial - RAPs, no cargo de articulador territorial e sendo um dos responsáveis pela criação e manutenção da teia dos atores sociais envolvidos diretamente e indiretamente ao projeto.

    O café da manhã é o modelo de metodologia participativa proposta, a mesa cheia incentiva a aproximac?a?o dos presentes, através do CECCO PB são realizadas articulações com a RAPs do território, com artistas-trabalhadores, bem como outros fazedores de cultura. O encontro torna-se um momento único de interação, diversão, lazer, apresentação e fortalecimento desses artistas e suas artes, acontecendo alternadamente nos dispositivos de saúde, educação e cultura do território e seu entorno.

    O potencial para a articulação no território é um destaque, por oportunizar o conhecimento de uma maneira mais afeiçoada às estruturas e as pessoas que ocupam os equipamentos de saúde, educação e cultura da região. Durante o café, os presentes podem questionar sobre a atuação de cada serviço e tirar dúvidas sobre os projetos, promovendo um maior entendimento do que há disponível no território, aumentando assim a sensação de pertencimento com esse espaço. Equipes estratégicas desses serviços escutam ativamente e tem como resultados a oportunidade de trabalhar de uma forma mais alinhada com a comunidade. 

    O encontro propicia em meio ao turbilhão do cotidiano dos serviços Sistema Único de Saúde - SUS, um ambiente suave e acolhedor, onde todos os envolvidos podem trocar de forma descontraída e estratégica, pois o café tem duração de 2h a 2h30, das 08h às 10h, geralmente. Suas edições estão unindo trabalhadores da saúde, da assistência social, da educação, de projetos artísticos-culturais, ongs, associações comunitárias e lideranças locais para falar de saúde integral, acessível e aplicável.

    Totalizando 484 participantes em 10 edições, tendo ocorrido em 08 locais diferentes: Projeto Arte, Horta & Cia - março e outubro, Clínica da Família Arthur Bispo do Rosário - abril, Pousada Sertão Carioca - maio, Fiocruz Mata Atlântica - junho, Museu Bispo do Rosário - julho, Associação de moradores da Colônia - agosto, Capsi Eliza Santa Roza - setembro, Instituto Genivaldo Nogueira - novembro e Centro de Convivência Pedra Branca - Barracão da Dirce - dezembro.

     

    O CECCO PB, faz parte da RAPS Carioca atendendo a região da AP4.0 abarcando 17 bairros do município do RJ. Articulando entre as áreas da Saúde, Arte, Educação e Convivência. Os números apresentados no projeto Café com Vizinhos são apenas do território da Colônia Juliano Moreira, com as comunidades da Curicica e Taquara, intencionando-se o aumento gradativo da participação de mais regiões e outros atores sociais. Os cafés continuam com a periodicidade mensal, e a mesa está cada vez mais cheia de afeto, conhecimento, emancipação, acolhimento e alegria.

  • Keywords
  • Convivência, Território, Arte, Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
Back