Um Projeto Pedagógico de Programas de Residência em Área Profissional da Saúde deve prever metodologias de integração de saberes e práticas que permitam construir competências compartilhadas, tendo em vista a necessidade de mudanças nos processos de formação, de atenção e de gestão na saúde. As estratégias pedagógicas adotadas pelo Programa de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família (PERMUSF), da Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA) estão pautadas no currículo integrado, baseado na teoria crítica e no referencial que considera as formas de construção do currículo como fatos sociais, o que proporciona uma compreensão global do conhecimento e promove maiores parcelas de interdisciplinaridade e interprofissionalidade na sua construção. Este currículo pode contribuir significativamente para a formação de profissionais com autonomia, criticidade, abertos e capazes de refletir sobre as mudanças que ocorrem a todo o momento nos cenários de práticas da atenção primária, superando a dicotomia entre teoria e prática, bem como, entre conhecimento, trabalho e vida. Este trabalho objetiva relatar a experiência do PERMUSF considerando as práticas do cuidado como potência formativa na estrategia de saude da familia em municípios do interior da Bahia. Para desenvolvimento desta proposta, o Programa adota metodologias ativas de aprendizagem como estratégia pedagógica, onde os preceptores são trabalhadores locais das unidades de SF e das equipes multi, responsáveis por facilitar o aprendizado dos residentes, por meio da discussão de narrativas e usuário-guias, pelo sentido transformador da realidade derivado da postura crítica e reflexiva na interação do “sujeito” e “objeto”. Tal metodologia explora a espiral construtivista por meio dos movimentos desenvolvidos no trabalho coletivo dos grupos de residentes e preceptores, possibilitando a aprendizagem significativa: “identificando problemas”; “formulando explicações”; “elaborando questões”; “construindo novos significados”; “avaliando processo e produtos”. Em quatro turmas concluidas, o Programa conta com uma estrutura pedagógica formada por preceptores, tutores de nucleo (responsáveis pelo embasamento teórico e acompanhamento do diário cartográfico) e de campo (auxiliam nas intervenções), além de coordenadores locais, tendo formado 156 profissionais especialistas em saúde da família e desenvolvido práticas em 30 municípios do estado, especialmente situados no polígono das secas. Ao longo do R1, a ênfase é dada tanto às práticas integradas do cuidado e gestão dos serviços, quanto ao rodízio na rede de saúde local para conhecimento do território e do itinerário que a população traça para resolução dos problemas de saúde, possibilitando o diagnóstico em saúde. Já no R2, a ênfase é dada efetivamente às práticas integradas do cuidado, inclusive intersetoriais, cujas intervenções concretas em equipe sobre os problemas de saúde geram o relato de experiência individual para o Trabalho de Conclusão de Residência. Os princípios do PERMUSF fundamentam-se na territorialidade, trabalho em equipe, educação permanente, matriciamento, redes de atenção a saúde e na interprofissionalidade, possibilitando desconstruir e retrabalhar concepções, implementando uma nova práxis na atenção básica relacionando-se à transformação de realidades. O desafio é relatar vivências expressivas e que contribuam com futuros estudos e com a construção de conhecimento para a saúde da família, além da fixação de profisisonais especialistas.