EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DO ENFOQUE INTERDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE

  • Author
  • Francieli Ester Müller
  • Co-authors
  • Bruna Rezende Martins , Daiane Kist Back , Samantha Lopes de Moraes Longo , Hildegard Hedwig Pohl , Janine Koepp , Andreia Rosane de Moura Valim
  • Abstract
  •  

    APRESENTAÇÃO: A integração da educação em saúde com enfoque interdisciplinar nos programas de pós-graduação em saúde é caracterizada como uma abordagem que permite que os profissionais da saúde compreendam de forma ampla os determinantes sociais, comportamentais e ambientais da saúde. Nesta perspectiva, essa incorporação possibilita o desenvolvimento de intervenções eficazes, contextualizadas e que levam em consideração as condições sociais, econômicas e culturais que influenciam na saúde dos indivíduos. Além disso, a abordagem interdisciplinar da educação em saúde nos programas de pós-graduação promove o desenvolvimento de habilidades de comunicação, liderança, empatia, sensibilidade, gestão, pensamento critico e resolução de problemas, que são essenciais para o trabalho multi e interdisciplinar, bem como para a promoção da saúde em nível individual e comunitário. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de doutorandas matriculadas em uma disciplina cujo enfoque é a educação em saúde através de uma abordagem interdisciplinar DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência de discentes do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Brasil, na disciplina de Educação em Saúde: Um Enfoque Interdisciplinar, que é ofertada semestralmente para os pós-graduandos, nível Doutorado. Ao todo, a disciplina é ministrada por quatro docentes, cuja área de formação são: enfermagem, farmácia e educação física. As aulas acontecem, de maneira híbrida e síncrona, uma vez por semana. RESULTADOS: Durante os oito encontros ofertados, os discentes e docentes discutiram, através da utilização de metodologias ativas, acerca de tópicos que relacionavam a Educação em Saúde à Interdisciplinaridade, Saúde Continuada, Saúde Permanente e Saúde Planetária. Tais momentos instigaram reflexões, oportunizaram a formação interpessoal e profissional, além de servirem como subsídios para fortalecerem a valorização dos saberes coletivos. Atividades como estas fomentaram, engajaram e qualificaram os pós-graduandos a serem protagonistas ativos na prevenção de doenças e na promoção da saúde.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: A inclusão da educação em saúde com enfoque interdisciplinar nos programas de pós-graduação contribui para a formação de profissionais competentes, conscientes e reflexivos, a fim de que estes sejam capazes de avaliar criticamente as políticas, práticas e intervenções em saúde, além de contribuir para a construção de sistemas de saúde mais equitativos, acessíveis e eficazes, com capacidade para enfrentar os desafios complexos e multifacetados do campo da saúde. 

     

  • Keywords
  • Educação em Saúde, Ensino, Educação Continuada, Programas de Pós-Graduação em Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back