PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO MEIO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

  • Author
  • Francieli Ester Müller
  • Co-authors
  • Marieli Elena Müller , Cristiane Scherer , Hildegard Hedwig Pohl
  • Abstract
  •  

    APRESENTAÇÃO: Primeiros Socorros compreendem ações realizadas diante de situações que possam causar sofrimento ou risco de vida, visando evitar agravamentos e sequelas, garantindo a integridade dos indivíduos. No ambiente escolar, onde as intercorrências em saúde são frequentes e as condutas iniciais muitas vezes ficam a cargo dos professores e próprios alunos, capacitar esse público é crucial. Com atividades de ensino, recreação e convívio de crianças e adolescentes, as escolas se tornam locais propensos a acidentes. Reconhecendo essa necessidade, o Governo Federal promulgou a Lei nº 13.722, em 4 de outubro de 2018, denominada Lei Lucas, visando capacitar professores da educação básica em noções básicas de primeiros socorros. Apesar da relevância da temática e dos alarmantes números de acidentes escolares, a disseminação efetiva dos conhecimentos de primeiros socorros ainda é limitada, principalmente no que se refere aos próprios alunos, sendo em sua maioria restrita aos profissionais de saúde. OBJETIVO: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de educação em saúde enfocando primeiros socorros e prevenção de acidentes, conduzida com alunos de uma escola de ensino médio. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido no dia três de novembro de 2021, na Escola Estadual de Ensino Médio Guilherme Fischer, localizada em Vale do Sol, cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Participaram dessa ação 102 alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, além de professores e funcionários da instituição de ensino. A atividade foi guiada por uma enfermeira, que desenvolveu uma roda de conversa teórico-prática, que abordou os seguintes conteúdos: princípios básicos de primeiros socorros, cuidados individuais ao prestar os primeiros socorros, atuação em crise convulsiva, epistaxe, queimadura, engasgo e manobra de Heimlich, síncope, hemorragia, fratura, choque elétrico, trauma cranioencefálico, corpo estranho no organismo, parada cardiorrespiratória e suporte básico de vida. RESULTADOS: Observou-se a participação e interesse dos alunos pela temática, o que foi evidenciado pelos questionamentos e relatos durante a atividade, deixando explicito a aquisição de conhecimentos. Esse fato pode ser justificado pela escolha do tema, visto que foi uma necessidade solicitada pelos próprios alunos. Quando questionados se já haviam participado de treinamentos ou capacitações sobre primeiros socorros, 86,7% dos alunos responderam que não e, 80% dos alunos afirmaram possuir dúvidas sobre a atuação em primeiros socorros. Logo, as situações envolvendo a necessidade de aplicação de técnicas de primeiros socorros apontadas como necessárias para aprendizado foram: engasgo, afogamento, crise convulsiva, ataque cardíaco, ansiedade, crise hipotensiva e dispneia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ações de educação em saúde envolvendo a temática primeiros socorros e prevenção de acidentes são imprescindíveis em ambiente escolar. Ao capacitar os estudantes com habilidades básicas de resposta a emergências, não apenas se promove a segurança e o bem-estar dentro do ambiente escolar, mas também se prepara os jovens para lidar com situações similares fora dele. Além disso, ao disseminar o conhecimento de primeiros socorros, cria-se uma comunidade escolar mais empática, responsável, capaz de agir rapidamente em momentos críticos e enfrentar as adversidades de forma segura e eficaz.

     

  • Keywords
  • Educação em Saúde, Primeiros Socorros, Saúde do Estudante, Acidentes, Assistência Integral à Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back