Educação em Saúde na Comunidade: relato de experiência sobre cuidados com os pés.

  • Author
  • Augustus Tadeu Relo de Mattos
  • Co-authors
  • Lara Gomes Teixeira , Hélio Rubens Veçoso Filho , Leandro Saito , Diego Faustino de Freitas , Ana Beatriz Costa Telles , Guilherme Sicardi Passarin Bosso , Lucas Vidal Passos , Renato Yoshio Teramoto
  • Abstract
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    O curso de medicina da UFSCar adota metodologias ativas (espiral construtivista, aprendizagem significativa) com inserção precoce dos estudantes em cenários de prática da rede de saúde. Durante as atividades da Unidade Educacional Prática Profissional (UEPP), devem realizar uma ação de Educação para  a Saúde voltado à comunidade com base no conhecimento e experiência acumulados nesse cenário. Nesse sentido, os estudantes identificaram, por meio das visitas domiciliares (VDs) às famílias acompanhadas, um expressivo número de pessoas com de Diabetes Mellitus, portanto, sofrendo com as dificuldades impostas pela doença sem controle, entre as quais a neuropatia periférica, uma das complicações crônicas mais frequentes e mais incapacitante. Objetivos: Descrever  a construção colaborativa de uma atividade de educação em saúde para a comunidade destacando os principais aspectos apreendidos pelos estudantes durante a ação para sua formação. Método: Durante as VDs os estudantes identificaram que em todas as famílias acompanhadas, havia uma ou mais pessoas com diagnóstico de diabetes mellitus, muitos desses  com complicações da doença, entre as quais a neuropatia periférica. Assim surgiu a ideia de realizar uma ação de cuidado com os pés. A ação foi organizada conforme as seguintes etapas: Apropriação sobre o tema, Identificação de estratégias de prevenção, Organização da atividade com a comunidade, elaboração de material para  divulgação, registros e orientações para os participantes. No dia da atividade: os estudantes foram divididos em estações de trabalho: Estação 1: Recepção: coleta de dados pessoais; Estação 2: Aferição dos sinais vitais; Estação 3: Exame de glicosimetria capilar; Estação 4: Realização do teste de sensibilidade com estesiômetro de 10 gramas;Estação 5: Orientações sobre os cuidados com os pés. Resultados/Discussão: Realizada no Centro Comunitário do bairro com duração de 3 horas, compareceram cerca de 30 pessoas que participaram de uma roda de conversa utilizando linguagem não técnica. Dos 30 participantes, 26 deles permaneceram na atividade completa sendo 50% homens e 50% mulheres. A idade média dos atendidos foi 62,76 anos, sendo a menor de 36 anos e a maior, 81 anos. O maior valor de glicemia medido variou de 328 mg/dL e a menor foi de 73 mg/dL. Entre os 26 participantes, 15 deles que já haviam recebido diagnóstico de diabetes anteriormente, 9 tiveram alterações de sensibilidade no teste com estesiometro de 10 gramas. Entre as 4 pessoas que apresentaram queixas compatíveis com a neuropatia periférica (dores e formigamentos em membros inferiores, 1 pessoa apresentou alteração de sensibilidade de 6-8 pontos; duas apresentaram alterações em 8-10 pontos e uma pessoa apresentou alteração de 12-14 pontos de sensibilidade.  Essas informações foram encaminhadas à USF. Em todas as etapas os estudantes se revezaram para que todos tivessem a oportunidade de executar as diferentes tarefas previstas nas 5 estações permitindo não apenas a apropriação das técnicas e procedimentos  mas sobretudo a possibilidade de interação e diálogo com o usuário. Considerações Finais: A atividade possibilitou o desenvolvimento de competências como a identificação de necessidades de saúde no plano individual e coletivo e a construção e implementação  de projetos de ação coletiva, entre outras.

  • Keywords
  • Educação em Saúde, Necessidades Coletivas, Formação Médica, Trabalho em Equipe
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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