O Projeto Saúde com Agente (PSA) foi uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com Ministério da Sau?de e com o Conasems para oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias para formar 200 mil técnicos de maneira híbrida, a distância com a mediação de tutores e presencial com os preceptores. Para a atividade de tutoria foi criado um curso de extensão na modalidade a distância com 11 módulos e duração de 11 meses para formar 4000 tutores e 400 supervisores de tutoria, objetivando qualificar a mediação das atividades junto aos estudantes, que na maioria nunca tinham estudado na modalidade a distância e tinham pouca familiaridade com o uso de tecnologias. Foram abertas 16 turmas no Moodle, sendo cada uma delas com 275 participantes. Esta investigação buscou compreender as percepções de um grupo de tutores sobre metodologias ativas trabalhadas no Curso de extensão e replicadas com os estudantes dos cursos técnicos Trata-se de um estudo transversal, com abordagem metodológica qualitativa utilizados os princípios da análise da conversação e teve como cenário o referido curso de extensão. A coleta de dados foi realizada a partir dos registros no fórum “Metodologias Ativas” de uma das turmas do curso, no módulo 6. Foram 332 postagens que demonstram, de um modo geral, que a percepção dos cursistas veio ao encontro dos objetivos do curso de extensão. Os tutores utilizaram as metodologias ativas na mediação das atividades dos estudantes conforme pode-se observar em alguns extratos, a saber: “É importante que o tutor incentive os estudantes a utilizar o material didático, a participar em fóruns de discussão e atividades em grupo, bem como a desenvolver habilidades de pesquisa e leitura crítica”. Outro tutor: “Acredito ser possível termos muitos resultados exitosos, porém é sempre um grande desafio romper com o modelo padrão de ensino para propor o novo, porque requer mudanças em todos os espaços.” “Além de estimular o resgate de experiencias, visto que muitos carregam uma bagagem de anos da Atenção Básica à Saúde, essa aproximação com as vivencias e essa associação com o teórico também é o diferencial para o processo de aprendizado”. “Os alunos estão evoluindo a cada disciplina e estão passando a dar respostas mais reflexivas!” “A gente vai percebendo a evolução dessas respostas ao longo dos fóruns mais recentes! E isso é muito bom, porque significa que eles estão entendendo o propósito da metodologia ativa, de aplicar seus conhecimentos à realidade em que atuam e também gratificante para nós, tutores, pois significa que estamos conseguindo contribuir para essa aprendizagem e reflexão!” Concluímos a partir dos dados produzidos que as experiências dos tutores e dos supervisores no curso de extensão foram fundamentais para a mediação das atividades dos estudantes no curso técnico, pois a partir do entendimento das metodologias ativas privilegiaram a construção de conhecimento e oportunizaram experiências de trabalho em rede e uso das tecnologias digitais que foram incorporadas às suas práticas no Projeto.