CCAP – TB Brasil – Relato de experiência

  • Author
  • MARCELA HAUPT BESSIL
  • Co-authors
  • José Carlos Veloso , Liandro Lindner , Carla Patricia de Almeida , Raimunda Hermelinda Maia Macena , Fabio Bulgary Correa , Marcos Moreira Leite , Juliana Reiche , Carlos Ebeling Duarte
  • Abstract
  •  

    Apresentação: O Comitê Comunitário de Acompanhamento de Pesquisas (CCAP) em Tuberculose (TB) no Brasil é um comitê de caráter consultivo, de informação e de acompanhamento formado por representantes da sociedade civil. Sendo uma instância independente, seus membros são voluntários e possuem autonomia para definir o funcionamento do comitê. A mobilização social e o engajamento comunitário são instrumentos de diálogo e colaboração entre sociedade civil e pesquisadores constitui uma ferramenta de visibilização das necessidades do cotidiano de indivíduos e comunidades que vivenciam as vulnerabilidades, as experiências e as implicações do adoecimento. Diante disto, emerge o processo de criação do Comitê Comunitário das Pesquisas em Tuberculose no Brasil no ano de 2016. O objetivo do CCAP-TB Brasil é acompanhar os diferentes estudos conduzidos no Brasil, no âmbito da tuberculose e de suas comorbidades. São áreas de interesse do CCAP TB Brasil as Biomédicas (de pesquisa básica, diagnósticos, medicamentos, vacinas) e as diferentes áreas das Ciências Sociais, incluindo os temas relativos aos direitos humanos, à cidadania e da transversalidade das temáticas de TB.

    Desenvolvimento: Em 2016, formou-se um Comitê Diretivo-Consultivo e foram discutidas questões relacionadas aos objetivos gerais de um CCAP em tuberculose, a formação e composição do CCAP e a sustentabilidade a longo prazo desta iniciativa. Neste primeiro período, o Comitê Diretivo-Consultivo estabeleceu parcerias com o Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Estado de São Paulo (PECT-SP) e o Instituto Clemente Ferreira (ICF) da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP) e Coordenação Geral Programa Nacional de Controle da Tuberculose (CGPNCT) , que proporcionaram o espaço físico e o apoio logístico para possibilitar a realização de reuniões presenciais. Destaca-se ainda que o processo inicial de estruturação do CCAP foi financiado no âmbito do Projeto de Engajamento Comunitário do estudo STREAM, com recursos da USAID, numa parceria entre Union/Vital Strategies e REDE-TB; e que o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) e o Treatment Action Group (TAG) também foram parceiros. A atual composição do CCAP TB Brasil 10 membros. São realizadas reuniões presenciais anuais e reuniões virtuais mensais. Também houveram participações na ABRASCO, MEDTROP e IV Encontro Regional de tuberculose (RS).

    Resultados: No ano de 2023, o edital do CNPQ pontuou (não de forma obrigatória) que as pesquisas em tuberculose tivessem CCAPs vinculados para acompanhamento das pesquisas.

    Considerações Finais:A mobilização social e o engajamento comunitário como instrumentos de diálogo e colaboração entre sociedade civil e pesquisadores constituem uma ferramenta de visibilidade das necessidades do cotidiano de indivíduos e comunidades que vivenciam as vulnerabilidades, as experiências e as implicações em relação a tuberculose.

     

  • Keywords
  • Tuberculose, Controle Social, Saúde Pública
  • Subject Area
  • EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular
Back