Apresentação: Em 2006, o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), reconhecendo o potencial dessas práticas na promoção do cuidado continuado, humanizado e integral em saúde. A política contempla diretrizes e responsabilidades institucionais para o fortalecimento de ações e serviços de 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), tendo como objetivo a prevenção de agravos, e a promoção e recuperação da saúde. Dentre as principais diretrizes, está a divulgação das PICS nos diversos setores da saúde e comunidade, para a disseminação de conhecimento e incentivo à formação em PICS. Objetivo: Descrever as atividades e ações desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares (LAPIC), vinculada ao departamento de enfermagem da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Resultados/Desenvolvimento: A liga instituída em 2014, promove encontros com temáticas diversas, que são teóricas e/ou práticas, estes ocorrem quinzenalmente, com duração média de duas horas. Nos eventos teóricos, é reservado um momento final para a prática da atividade proposta no encontro, além da realização de oficinas específicas para as vivências. Ademais, são promovidas e realizadas pela liga diversas ações de promoção à saúde, durante eventos acadêmicos, como a Calourada, a Feira das Profissões e Congressos com espaços do cuidado , além de atividades realizadas na comunidade externa, nas empresas locais, para os quais a liga é convidada. Outras ações acontecem como: ações no grupo HIPERDIA, grupo de idosos e grupo de gestantes, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesses eventos geralmente são oferecidos atendimentos em auriculoterapia, reiki, automassagem, meditação, acupuntura, dança circular e yoga. Com o intuito de viabilizar a formação complementar em PICS, periodicamente a LAPIC promove workshops, minicursos e cursos de auriculoterapia, reiki, automassagem, dança circular e meditação, tendo como público alvo os discentes da universidade e colaboradores da rede de saúde. Os terapeutas formados através da liga, em sua maioria, atuam como voluntários em projetos vinculados à liga, como o projeto de extensão universitária “Pics no SUS e na Universidade”, no qual os terapeutas oferecem atendimento à comunidade acadêmica e à comunidade externa. Ademais, tal formação viabiliza a atuação dos discentes como terapeutas fora do contexto acadêmico, possibilitando a geração de renda complementar ou mesmo se tornando a principal fonte de renda para eles. Considerações finais: A liga realiza e incentiva pesquisas e estudos sobre as PICS, o que em conjunto com outras ações desenvolvidas, a destacam como uma ferramenta para o fortalecimento e garantia de ações de cuidado na perspectiva da promoção da saúde e interação entre ensino, serviço e comunidade no cuidado e autocuidado.