Educação Permanente como indutora de práticas de Promoção da Saúde: um exercício no percurso pedagógico do sanitarista

  • Author
  • Fernanda Carlise Mattioni
  • Co-authors
  • Amanda de Mello Martins , Liciane da Silva Costa Dresch , Lucas Barros dos Santos , Tanisa Brito Lanzarini , Thiago Perez Jorge , Michele Neves Meneses , Roberta de Pinho Silveira
  • Abstract
  •  

    A Promoção da Saúde é um dos pilares que sustenta o Sistema Único de Saúde (SUS). Em uma perspectiva ampliada, as práticas de Promoção da Saúde devem ser capazes de incidir sobre a determinação do processo saúde doença, resultando na melhoria da qualidade de vida da população. Nesse sentido, existem diferentes dimensões e cenários nos quais existe a possiblidade de execução de práticas de Promoção da Saúde. Sua efetivação, no entanto, constitui-se como um grande desafio em contextos nos quais o enxugamento dos gastos públicos em saúde significa a fragilização dos serviços públicos, com equipes precarizadas e desmotivadas. Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho é relatar o exercício realizado por estudantes do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS, que estão cursando a Unidade de Produção Pedagógica (UPP) Promoção e Educação da Saúde VI. Dentro da proposta pedagógica da UPP, está prevista a realização de carga horária prática destinada a articulação dos conceitos teóricos aprendidos, com as necessidades provenientes do SUS. Sendo assim, a partir dos temas trabalhados na UPP, foi oportunizada uma roda de conversa dos estudantes com a coordenação de Políticas Públicas do município, com vistas a levantar as necessidades de temas para Educação Permanente junto às equipes de saúde do município, com vistas a indução de práticas de Promoção da Saúde por estas equipes. A partir da realização deste levantamento, os estudantes, divididos em grupos, foram orientados a estruturar oficinas de Educação Permanente cujo objetivo era a sensibilização e instrumentalização das equipes para a realização de práticas de Promoção da Saúde. A UPP se encontra em fase de execução, por isso ainda não é possível relatar os temas que provenientes da roda de conversa. Após a elaboração das oficinas, pretende-se mapear equipes com potencial para a realização das mesmas. Destaca-se, já de antemão, o potencial pedagógico, para a formação do profissional sanitarista, que reside na realização de atividades práticas desta natureza, pois estas possibilitam o aprendizado no contexto dos serviços que integram o SUS, ao mesmo tempo que demonstra a capacidade da Educação Permanente em Saúde se constituir como instrumento de gestão, atuando na indução de práticas de Promoção da Saúde.

     

  • Keywords
  • Promoção da Saúde, Educação Permanente em Saúde, Saúde Coletiva.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back