AVALIAÇÃO SOBRE O VER-SUS POTIGUAR: A CRITICIDADE PARA QUALIFICAR A VIVÊNCIA

  • Author
  • Jacyane Melo de Oliveira Santos
  • Co-authors
  • Flávia Andréa Belarmino de Medeiros , Hugo César Novais Mota , Rafael Rodolfo Tomaz de Lima , Claudia Frederico de Melo
  • Abstract
  • A Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde no Brasil (VER-SUS) surge em prol de uma visão ampliada do conceito de saúde na perspectiva de Redes de Atenção à Saúde (RAS), estabelecendo a articulação ensino, serviço, gestão e atenção no fortalecimento da Educação Permanente em Saúde. Além de impactar a formação profissional, o VER-SUS também tem a potência de qualificar os processos organizativos de trabalho desenvolvidos nos serviços e a sua gestão na relação ensino-serviço-comunidade. No estado do Rio Grande do Norte, o projeto acolhe um dos pilares estratégicos da gestão estadual, que seria estruturar as ações de desenvolvimento social, cultural e defesa da cidadania, através do impulsionamento do desenvolvimento de uma Rede Estadual de Educação Permanente em Saúde, envolvendo as universidades e instituições públicas de ensino em saúde, com ofertas que propiciem a qualificação da capacidade de intervenção da gestão, dos profissionais do serviço, do controle social, dos movimentos sociais, dos facilitadores e dos viventes em formação no atendimento das necessidades de saúde da população. Desse modo, este trabalho objetiva relatar a experiência de avaliação do VER-SUS Potiguar - Redes de Atenção à Saúde, edição 2024, na percepção dos facilitadores e dos viventes durante o momento de  integração e socialização de todos os participantes. O projeto foi realizado em 03 municípios do estado do Rio Grande do Norte (Lagoa Nova, São Gonçalo do Amarante e Pau dos Ferros), no período de 29/01/2024 a 03/02/2024, e contou com a participação de 80 viventes e 15 facilitadores. O VER-SUS Potiguar permitiu aos participantes a experimentação de novas aprendizagens significativas visando a  interdisciplinaridade, onde se pôde discutir diversas temáticas no contexto do SUS como: movimentos sociais, questões de gênero, raça e sexualidade, abordagens das populações e suas diversidades culturais em saúde, entre outras. A avaliação da vivência VER-SUS Potiguar foi realizada no momento de encerramento do projeto, em São Gonçalo do Amarante/RN, no dia 03/02/2024. Sabe-se a importância do momento avaliativo de um projeto, pois, no seu desenvolvimento, auxilia na tomada de decisões para assegurar o alcance amplo dos objetivos propostos, assim como do redirecionamento para fortalecer tanto o processo de aprendizagem como a integração ensino-serviço-comunidade. Para essa atividade avaliativa do projeto VER-SUS Potiguar foi constituído um instrumento para a coleta de dados composto por 02 perguntas (a saber: Quais elementos potencializadores contribuíram para a vivência do VER-SUS? e  Quais elementos dificultadores para a vivência do VER-SUS?) e aplicado no momento de encerramento do VER-SUS aos 14 facilitadores e aos 76 viventes presentes. A atividade iniciou com a divisão de viventes e facilitadores em 5 grupos com até 25 participantes em cada, de acordo com as cores dos crachás distribuídos previamente, garantindo a integração e socialização entre os distintos territórios de vivência. Utilizou-se a dinâmica do blackboard, em que tarjetas em branco foram distribuídas aos participantes para serem livremente preenchidas por palavras a partir das duas questões norteadoras/avaliativas expostas em cada flipchart. Estas foram apresentadas e discutidas separadamente, oportunizando a ampla participação e discussão das respostas de cada indivíduo e, posteriormente, sua socialização na plenária. O material lexical, ou seja, as palavras que emergiram das respostas às questões trabalhadas,  sobre a avaliação do VER-SUS Potiguar na percepção dos viventes e facilitadores foi processado com auxílio de uma ferramenta auxiliar na pesquisa qualitativa, o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Texte set de Questionnaires- (IRAMUTEQ) versão 0.7 alpha, para se obter as estatísticas textuais clássicas, constituindo-se do cálculo de frequência de palavras e da análise lexical a partir da nuvem de palavras. Esta análise possibilita agrupar as palavras e as organiza graficamente em função da sua frequência. É uma análise lexical mais simples, porém graficamente interessante, pois possibilita rápida identificação das palavras-chave de um texto. Quanto ao número de palavras no texto de elementos dificultadores processados pelo software, totalizou-se 40 palavras que ocorreram 174 vezes. Dessas, 16 palavras apareceram uma única vez. As palavras que mais se destacaram quanto à  frequência em que surgiram foram: “programação_densa” (17), “pouca_vivência_usuário” (16), “problem_infra_alojam” (15), “banheiro_precário” (13) e delocamento_encerram (9). E no processamento do texto dos elementos potencializadores surgiram 44 palavras que ocorreram 177 vezes, das quais 23 foram relatadas uma única vez pelos participantes. As palavras: “vivência” (23), “aprendizado” (18), “acolhimento” (14), “amizade” (13) e “cultura” (13) foram as que emergiram com maior frequência como potencializadoras. Quanto à análise lexical a partir da nuvem de palavras, ela resultou em diversos elementos dificultadores para que esse projeto ocorresse que mereceram destaque, quais sejam: dificuldades relacionadas às programações que se mostraram densas; os participantes relataram a pouca vivência com os usuários; além de problemas relacionados à infraestrutura no geral e, em específico, aos banheiros que se apresentaram precários; quanto ao deslocamento para o momento de encerramento, muitos relataram como sendo uma dificuldade. E quanto aos elementos potencializadores, mostrou que a vivência VER-SUS Potiguar foi significante para os indivíduos participantes; o aprendizado e o acolhimento foram os aspectos que mais se destacaram, mostrando a importância do VER-SUS como um projeto de extensão; a valorização do trabalho coletivo a partir da interprofissionalidade e do engajamento de todos; a vivência VER-SUS Potiguar foi compreendida pelos participantes como uma imersão cultural no território; o VER-SUS como um espaço de laços afetivos que gerou muitas e novas amizades; os participantes deram ênfase ao perfil do facilitador como um profissional bem capacitado para exercer a função. Concluiu-se que os resultados que emergiram da análise das nuvens de palavras apontaram para a necessidade de nos debruçarmos sobre os elementos dificultadores a fim de minimizá-los ou até mesmo eliminá-los a partir de um olhar prioritário no planejamento da edição VER-SUS Potiguar 2025, para proporcionar o fortalecimento dos espaços de diálogos e reflexões através de melhorias no intercâmbio ofertado no que tange à organização e efetividade da vivência e dos seus objetivos. Ademais, sugere-se, após esta análise de avaliação do projeto: realizar o VER-SUS Potiguar instituindo uma comissão permanente de organização do projeto; envolver as unidades regionais de saúde do estado no processo de planejamento das vivências do VER-SUS Potiguar, com destaque para as aproximações e articulações com os municípios partícipes; realizar o momento de encerramento de forma descentralizada, ou seja, um encerramento em cada município pólo do VER-SUS; lançar um edital específico para selecionar pessoas de movimentos sociais para compor a comissão de organização do VER-SUS Potiguar; elaborar e aplicar um plano de comunicação para facilitar a publicização do VER-SUS Potiguar e otimizar o diálogo entre os atores envolvidos. Pode-se afirmar que avaliar é um ato reflexivo de investigação e ação que visa tanto qualificar a prática quanto ao crescimento dos envolvidos.

  • Keywords
  • SUS; Educação Permanente em Saúde; Avaliação de Projetos
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back