Acolhimento na Saúde da Família: desafios e perspectivas da equipe de enfermagem
Kely Regina da Luz
Cíntia Cilene Gonçalves Donat
Angélica Konrath
Paulo Ricardo Rocha Nogueira
Introdução: O SUS (Sistema único de Saúde), está organizado de forma que a Atenção Primária de Saúde (APS) é a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos usuários ao SUS, coordenadora e ordenadora do cuidado e se encontra no centro da rede assistencial à saúde, responsabilizando-se por promover ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento de doenças e reabilitação dos usuários para a manutenção da saúde. Objetivo: Relatar a vivência de uma equipe de saúde da família na implantação do Acolhimento como ferramenta na melhoria da qualidade do cuidado e acesso à atenção primária. Método: Trata-se de um estudo descritivo, baseado na modalidade relato de experiência na melhoria do acesso com equidade na Unidade de Saúde da Família em um município da grande Porto Alegre. Todas as etapas deste estudo estão de acordo com os preceitos éticos e legais. Relato de experiência: Após um longo período de mais de 10 anos os agendamentos de consultas já foram disponibilizados nas mais diversas modalidades, como: tele agendamento, através de aplicativo e por ordem de chegada em dia pré-estabelecido para abertura de agenda médica. Esta última, vinha sendo problemática e motivo de muitas reclamações por dificultar o acesso dos usuários. Após a construção de um novo fluxo em reunião de equipe optamos em receber todos os usuários em acolhimento para uma escuta qualificada. Resultando em o acolhimento passar a ser feito pela equipe de enfermagem em local reservado. Agilizando encaminhamentos, principalmente pelo deferimento do enfermeiro, com uso de protocolos existentes no município, estruturando, sempre que necessários, as interconsultas com a equipe multiprofissional. Priorizando assim, maior qualidade, equidade e integralidade do cuidado prestado. Considerações finais: Como resultado observou-se a melhoria no acesso ao serviço, além da redução da taxa de ausência nos agendamentos, reorganização das agendas multiprofissionais, priorização das situações mais urgentes, monitoramento mais acessível e promoção de um ambiente seguro e humanizado.
Descritores: Acolhimento; Atenção primária à saúde; Saúde da Família; Área Programática de Saúde.