Contribuições do Programa de Capacitação em Atenção à Saúde da Criança para a formação em Psicologia

  • Author
  • Lorrane Batista Matias
  • Co-authors
  • Maria Lúcia Chaves Lima , Mércia Clara dos Santos Morais Raiol
  • Abstract
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    Apresentação

    O Programa de Capacitação em Atenção à Saúde da Criança (Multicampi Saúde) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPa), que visa contribuir para a formação multidisciplinar de discentes de diversas graduações da área da saúde: Psicologia, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Serviço Social, Biomedicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Para acompanhamento discente, havia as preceptoras (profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde - SUS) e as tutoras de cada curso (professoras da UFPa) encarregadas de orientar e acompanhar as atividades dos/as estagiárias durante o período de um mês de imersão em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Belém, impulsionados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 

    Nesse ínterim, o estágio no Programa Multicampi Saúde da Criança foi realizado no período de um mês dentro de uma Unidade de Saúde da Família (USF) selecionada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) do município de Belém. Cada discente deveria realizar atividades voltadas para o ensino, pesquisa, extensão e gestão no contexto da atenção integral à saúde da criança proposto pelo Programa. Além disso, o/a estudante deveria ser capaz de contribuir na elaboração de atividades que tinham como foco principal a saúde infantil.

    Sendo assim, o que se pretende apresentar no presente trabalho é um relato de como se deu a experiência no Programa Multicampi para uma discente do curso de psicologia, assim como as atividades realizadas no período de um mês em uma UBS presente no território.

    Desenvolvimento

    As atividades realizadas pelos/as estudantes inscritos no Programa Multicampi na edição de 2023/2024 iniciaram com o período de capacitação sobre a importância do uso da Caderneta da Criança, principal instrumento de avaliação do desenvolvimento do público infantil. Após a capacitação, cada estudante foi designado para atuar em uma UBS do município de Belém, no mês designado. Assim, a discente realizou as atividades durante o mês de março, inserida em uma equipe composta por cinco estudantes (odontologia, enfermagem, serviço social e psicologia), uma preceptora funcionária da UBS, uma professora supervisora da UFPa, além de contar com a orientação da tutora do curso de psicologia.

    As atividades realizadas foram norteadas por um plano de trabalho de psicologia, onde estava especificado as atividades que a discente poderia explorar durante o período de estágio, tais quais: a) Orientação do uso da caderneta da criança, conscientizando sua importância e manuseio durante os primeiros anos de vida; b) Acompanhar o desenvolvimento infantil; c) Orientações sobre aleitamento materno; d) Educação em saúde; e) Escolher uma “criança guia” para acompanhar e aplicar um plano de ação para que possam ser observados resultados que impactem na saúde da criança especificamente.

    Durante o período de estágio, os/as estudantes participavam das atividades no período matutino, pois esse é o momento de maior fluxo na unidade; o turno vespertino era dedicado para estudo e planejamento entre equipe.

    A equipe presente na unidade realizou 2 ações de educação em saúde: “Março Lilás - Autocuidados” e “Mitos e verdades sobre o aleitamento materno”. As ações ocorreram nas salas de espera, em formato de conversa dialogada com os/as usuários/as ali presentes. Como a primeira ação foi sobre autocuidado das mulheres, ocorreu uma conversa com as pacientes sobre as ações que cada uma praticava no seu dia a dia para promover seu próprio autocuidado. A segunda ação foi sobre aleitamento materno, realizada no formato de dinâmica de perguntas e respostas com os/as participantes. A dinâmica objetivou a participação ativa dos/as usuários/as da unidade, promovendo sua integração com os programas presentes no serviço. 

    Ademais, as discentes de psicologia promoveram momentos de conversa e acolhimento aos/às usuários/as que aguardavam atendimento na sala de espera do estabelecimento. Esses momentos foram marcados por conversas sobre o cotidiano da população, buscando orientar sobre práticas de autocuidado e promover uma escuta acolhedora sempre que possível. Esse momento foi muito importante para a experiência da discente, contribuindo para compreender o quadro de queixas dos/as pacientes para além apenas do quadro biologicista.

    Resultados

    Como estagiária, a discente teve a oportunidade de se inserir no sistema e rotina da Unidade como um todo, atuando no atendimento à população do bairro, além de participar de ações de educação em saúde, acolhimento na sala de espera e processo gerencial do serviço de modo geral, uma vez que para conhecer o sistema, rotina e fluxos de um estabelecimento, é necessário explorá-lo em sua totalidade.

    Além disso, era necessário que a discente acompanhasse uma criança e sua familia, objetivando criar um plano de acompanhamento para a mesma. Como atividade de intervenção, foram desenvolvidas sondagens de leitura e atividades de alfabetização, que visaram contribuir para o processo de alfabetização da criança em questão.

    No que se refere às ações de educação em saúde, o diálogo com a comunidade se mostrou bastante significativo, uma vez que os/as usuários/as presentes se mostravam bastante interessados/as nas dinâmicas propostas pela equipe. Foi possível notar que esses momentos de interação promoveram a aproximação da comunidade com os serviços prestados pela unidade de saúde, possibilitando a troca de informações e experiências acerca dos cuidados com a saúde de modo geral.

    Considerações finais

    Sobre a experiência do Multicampi, destaca-se a imersão no contexto do serviço da Atenção Básica do município de Belém, visto que para entender o funcionamento da rede de atenção, é necessário atuar de forma ativa no serviço. Vivenciar a atuação multiprofissional na prática, para além das teorias acadêmicas, foi o maior ganho do Programa, haja vista o pouco acesso às atividades dessa natureza dentro do curso de psicologia da Universidade Federal do Pará.

    Por fim, foi de suma importância para esta discente poder acompanhar os atendimentos realizados dentro da unidade de saúde, poder observar o empenho dos profissionais tendo que lidar com as diversas dificuldades encontradas no serviço. Durante vários desses atendimentos, foi possível notar a atuação multiprofissional dos/as trabalhadores/as, visando a compreensão das demandas dos usuários para além apenas da doença, tendo um olhar biopsicossocial que pudesse abarcar o máximo de áreas possíveis para solucionar uma situação-problema. Com isso, contribuindo para a formação da equipe presente na unidade, reforçando a importância das diversas áreas profissionais para a compreensão do ser humano como um todo.

     

  • Keywords
  • Educação multidisciplinar, SUS, Atenção Básica.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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