Tema - Experiência das práticas de educação em saúde na formação discente do curso de medicina: impactos nos sujeitos envolvidos
Apresentação: A disciplina optativa de “Educação em Saúde”, ofertada aos alunos do curso de medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), tem o intuito de complementar a formação médica de caráter humanitário e integral. Nesse sentido, é importante destacar que a disciplina oferece conhecimentos, através de diversas metodologias pedagógicas (ativas), as quais buscam uma adequação do pensar médico ao contexto de vida da população e a valorização dos saberes populares. Por meio das práticas realizadas pelos discentes, se estimula o pensar crítico reflexivo, a autonomia dos indivíduos e hábitos saudáveis das comunidades. Sendo assim, os impactos das ações buscam repercutir em melhorias na saúde individual e coletiva. Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência discente com a disciplina e os impactos dessas ações nos sujeitos envolvidos.
Desenvolvimento do trabalho: Durante a disciplina são realizados estudos teóricos sobre a temática e exercitadas as metodologias ativas, posteriormente os conhecimentos são aplicados nas atividades de extensão em escolas públicas e comunidades vulneráveis. Os temas abordados nessas atividades obedecem a demanda do território e dos sujeitos do local, procurando-se adaptar as ações de educação em saúde para cada realidade, de forma lúdica e interativa. O exposto tem facilitado uma maior conexão das pessoas com o tema e evita que sejam abordados tópicos distantes da realidade do grupo. Os assuntos mais abordados foram hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis, zoonoses e endemias transmitidas por vetores, com destaque para o cuidado com a Saúde Única (humana, animal e ambiental).
Resultados: Através de rodas de conversas, tem-se percebido que as atividades influenciam diretamente no amadurecimento dos discentes do curso de medicina, tendo em vista que fornecem entendimento dessas atividades para a promoção da saúde e ampliam a visão sobre estratégias de aplicação da temática. Nesse sentido, inspira reflexões sobre competências associadas ao exercício da medicina, como empatia, valorização dos sujeitos e saberes, respeito, capacidade de escuta e atendimento integral. Ademais, sobre os grupos sociais impactados, destaca-se que houve boa receptividade com expectativa de disseminar formas de prevenir as doenças supracitadas, habilitando os sujeitos envolvidos para desenvolverem ações de promoção da saúde, de acordo com a realidade em que estão inseridos. Assim, os mesmos são estimulados a atuarem como agentes transformadores da realidade, por meio de atitudes individuais ou fomentando mudanças coletivas.
Considerações finais: Nessa perspectiva, as práticas da disciplina “Educação em Saúde” possibilitaram um maior entendimento de que, ao integrar saberes científicos e populares, desenvolve-se um sentimento de empoderamento e autonomia não só dos discentes envolvidos na elaboração e realização das atividades, mas também da comunidade participante, contribuindo, assim, para com o desenvolvimento de uma atuação médica humana, haja vista que possibilita, aos discentes, uma visão mais ampla sobre o processo de saúde-doença, além de incentivar uma maior atuação e reflexão dos sujeitos das comunidades sobre o meio social em que está inserido, buscando a emancipação e melhor qualidade de vida.