Apresentação: Este trabalho aborda a influência da psicologia de grupo na saúde do trabalhador, com base em literaturas que tratam da dinâmica grupal e do bem-estar no ambiente de trabalho. A saúde do trabalhador é compreendida em sua dimensão psicossocial, considerando aspectos emocionais e relacionais e sua interação. Explora-se também os efeitos das relações interpessoais e da cultura organizacional na saúde mental dos funcionários, destacando a relevância de um bom clima organizacional e relações saudáveis para a redução do estresse, aumento da satisfação e da produtividade.
Desenvolvimento: A metodologia empregada consistiu na análise de artigos e livros que abordam a psicologia de grupo e a saúde do trabalhador, com foco em intervenções psicológicas para melhorar o ambiente de trabalho.
Resultados: Os resultados indicam que práticas de gestão que incluem treinamento em habilidades sociais, dinâmicas de grupo e a promoção de valores de cooperação e respeito mútuo são benéficas tanto para o bem-estar dos trabalhadores quanto para a saúde organizacional. Portanto, assinalam que as interações no ambiente de trabalho e o desenvolvimento de estratégias psicológicas nesses locais podem promover um ambiente mais saudável e, consequentemente, mais produtivo. Adicionalmente, destaca-se que a psicologia de grupo se apresenta como um campo essencial para entender os processos nesses ambientes.
Considerações finais: Dessa forma, este estudo ressalta a importância de estratégias integradas que considerem tanto os aspectos individuais quanto grupais para promoção da saúde e de ambientes mais saudáveis. Destaca-se a necessidade de, cada vez mais, pensar-se em políticas organizacionais que fomentem um ambiente de trabalho psicologicamente saudável, que valorizem os colaboradores e os possibilitem um melhor desenvolvimento de suas ações.