Educação Interprofissional na graduação em saúde sob a ótica de uma estudante de Terapia Ocupacional.

  • Author
  • Dinakezia Almeida Pereira de Jesus
  • Co-authors
  • Carolina Dutra Degli Esposti , Lilian Bertanda Soares , Raquel Baroni de Carvalho , Paula Beatriz de Souza Mendonça , André dos Santos Wagmacker
  • Abstract
  • Apresentação: A Educação Interprofissional (EIP), configura-se como uma ocasião em que estudantes ou membros de duas ou mais profissões de diferentes áreas aprendem com, a partir e sobre o outro para melhorar a colaboração e a qualidade do cuidado. A EIP promove aprimoramento dos conhecimentos e desenvolvimento de competências, com enfoque na prática colaborativa, visando objetivos comuns, em resposta às necessidades das pessoas, famílias, grupos e comunidades. Nesse âmbito, objetiva-se relatar a experiência de uma estudante do curso de graduação em Terapia Ocupacional durante uma disciplina optativa de EIP ofertada aos graduandos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Desenvolvimento do trabalho: Refere-se a um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciada na disciplina optativa “Introdução à Educação Interprofissional” desenvolvida na UFES, localizada na cidade de Vitória/Espírito Santo, no período de abril a julho de 2023. A disciplina é ministrada por professores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional, com a participação de mestrandos e doutorandos da instituição, realizando estágio em docência. A disciplina possui o intuito de apresentar aos estudantes as competências colaborativas desenvolvidas pela EIP, a fim de estimulá-los a desenvolver uma assistência eficaz por meio da colaboração nos serviços de saúde prestados à comunidade. Resultados: Durante o período da experiência, foram ministradas 15 aulas, pautadas na metodologia da sala de aula invertida, em que os professores de diferentes áreas disponibilizavam, previamente, os materiais teóricos  de referência para cada tema e, no momento da aula, ministravam o conteúdo. Após a apresentação inicial pelos docentes, os trinta e dois estudantes eram divididos em grupos interprofissionais constituídos por quatro a sete membros, permitindo que os professores encorajassem o engajamento ativo dos integrantes a fim de discutir questões norteadas pelas seguintes temáticas: conceituação da EIP; competências comuns, específicas e colaborativas; comunicação; trabalho em equipe; liderança colaborativa; cuidado centrado no paciente; clareza de papeis; resolução de conflitos; e, o Sistema Único de Saúde (SUS) como cenário para a educação e a prática interprofissional. Como forma de avaliação, foi solicitado a realização do curso online  “Educação Interprofissional em Saúde” no Ambiente Virtual do SUS (AVA SUS) por cada estudante matriculado, assim como, a confecção de produtos explicativos para a comunidade, sobre uma temática envolvendo a prática colaborativa de cada grupo. Essa experiência fez compreender que a área de formação específica não é suficiente para promover a integralidade do cuidado, precisando dessa forma, da complementaridade do trabalho em equipe com o cuidado centrado no usuário, a fim de promover a adesão deste ao tratamento. Dessa forma, vivenciar tal experiência agregou tanto valor, que atualmente estou como voluntária na disciplina. Considerações finais: Essa disciplina proporcionou aos acadêmicos a integração das habilidades e competências com o reconhecimento de que juntos produzirão melhores resultados, com a complementaridade do conhecimento para garantir a integralidade do cuidado e atenção à saúde dos usuários, com ética, clareza de papeis e cooperação, conforme preconizado por meio dos princípios do SUS.

  • Keywords
  • Educação Interprofissional, Ensino, Capacitação de Recursos Humanos em saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back