Panorama das notificações de violência sexual contra a mulher por faixa etária e ano, em Criciúma, Santa Catarina, 2018 a 2022.

  • Author
  • Nicole Lovison Bastian
  • Co-authors
  • Vanessa Iribarrem Avena Miranda , Sabrina Capra Bertolin , Yuri Santos Siqueira , Alissa Melo Tolfo , Érica Tassi Frello , Larissa da Silva Dario , Luiza Llantada Coelho , Susana Cararo Confortin
  • Abstract
  •  

    Introdução: Resultado do contexto histórico-cultural do Brasil, a violência sexual está profundamente enraizada no inventário social brasileiro, impactando tanto no bem-estar quanto no desenvolvimento de grande número de indivíduos de todas as faixas etárias e classes sociais, especialmente as mulheres. Tal violação ultrapassa a prática de atos de coação e constrangimento durante relações sexuais, abrangendo também a exploração e a violação dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Objetivo: Analisar as notificações de violência sexual contra a mulher, de acordo com a faixa etária e ano de notificação. Métodos: Estudo secundário, descritivo, retrospectivo, realizado com dados provenientes do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), no período de 2018 a 2022, em Criciúma, Santa Catarina. As  notificações de agressão sexual contra mulheres com idades entre 18 e 60 anos ou mais em Criciúma, Santa Catarina, durante o período de 2018 a 2022, foi analisada por meio de dados de ocorrência da mesma no município de referência, com base na faixa etária e no ano de notificação. Resultados: Entre as notificações de violência sexual contra a mulher, a maior proporção de notificações ocorreu na idade dos 18 aos 29 anos,  em todos os anos analisados. A proporção foi de 60% em 2018, 46,4% em 2019, 52,6% em 2020, 66,7% em 2021 e 57,7% em 2022. Em seguida, a faixa etária dos 30 aos 39 anos representou 16,9% das notificações. Por outro lado, a faixa etária com menor proporção de notificações foi a de 60 anos ou mais, com o maior percentual registrado em 2020, de 5,3%. Conclusões: No que tange a violência sexual em Criciúma, Santa Catarina, a maior proporção de casos vitimaram mulheres dos 18 aos 29 anos. Dessa forma, urge a elaboração de estratégias voltadas ao enfrentamento dessa manifestação de violência, com ênfase na parcela mais afetada, as jovens. Isso engloba medidas educativas, campanhas de conscientização, acesso a serviços de saúde, acompanhamento psicológico e, principalmente, políticas de proteção. Essas iniciativas têm como objetivo principal reduzir o impacto dessa problemática e proporcionar apoio e acolhimento às mulheres que enfrentam essa situação.

  • Keywords
  • Violência, agressão sexual, grupos etários, mulheres.
  • Subject Area
  • EIXO 7 – Rotas Críticas - Narrativas de Violência Contra a Mulher
Back