A Psicologia se faz presente enquanto contribuição teórica nas grades curriculares das licenciaturas desde a década de 70, constituindo importante ciência à educação desde então, como disciplina obrigatória em diversos cursos sob diferentes nomenclaturas, como Psicologia Educacional, Psicologia da Aprendizagem, entre outros. A diversidade de áreas de conhecimento demanda do docente de psicologia a adequação dos saberes psicológicos para uma linguagem acessível, porém bem fundamentada a respeito das contribuições dos filósofos e teóricos sobre temáticas como teorias da aprendizagem, fases do desenvolvimento, contexto escolar e aspectos do comportamento humano na relação professor-aluno. Desta forma, é fundamental a proposição que favoreça aos discentes das licenciaturas em diversas licenciaturas e em pedagogia uma compreensão que perpasse pelo viés crítico e também contemporâneo a respeito de teorias constituídas no passado e muito bem estabelecidas no histórico da psicologia enquanto ciência, de maneira que provoque curiosidade e interesse em aprender a teoria e trabalhar de forma interdisciplinar. Objetivo: Apresentar a experiência enquanto docente a respeito da metodologia de ensino utilizada para favorecer que profissionais que serão futuros educadores possam atuar com cuidado, respeito e compreensão de seus discentes observando-os enquanto seres humanos integrais e favorecendo saúde mental de todos os envolvidos. Método: Em relato de experiência, apresenta-se a didática de ensino que tem sido utilizada a partir do resgate das experiências pessoais de cada ser humano, como incentivo à prática educativa com liberdade e criatividade e que promove identificação e empatia viabilizando aos discentes a efetiva absorção das contribuições da psicologia em suas práticas enquanto futuros profissionais da educação. Conclusão: A formação dos professores com enfoque nos seres humanos de forma integral favorece o cuidado e visibilidade à saúde mental de forma preventiva, bem como favorece uma formação que contempla os personagens do contexto educacional – sejam estes alunos, professores, equipe pedagógica, funcionários, familiares, outros - enquanto subjetividades que necessitam de um olhar amoroso, cuidado, alteridade e de compreensão às demandas particulares dentro de diferentes realidades na coletividade. A metodologia de ensino adequada, utilizada pelo docente de psicologia em licenciaturas e no curso de pedagogia, pode favorecer que o futuro docente, ainda em formação, se sinta tocado pela perspectiva humanizada e priorize futuramente uma atuação que tenha essa premissa como norte do seu trabalho de ensino. É fundamental promover entusiasmo no aprendizado. Destaca-se ainda a necessidade destes docentes manterem-se em permanente aprimoramento e formação continuada a respeito de práticas que sejam contextualizadas e enquadrem na dinâmica atual do universo educacional em todas as suas vicissitudes e possibilidades.