Apresentação: Este relato tem como objetivo destacar algumas atividades realizadas no território de saúde, com a finalidade de promover a saúde e bem-estar de pessoas cuidadoras, mas também dos trabalhadores de saúde. Durante a pandemia, a Estratégia de Saúde da Família implementou um grupo denominado "Cuidando de quem cuida", com o intuito de proporcionar apoio e acolhimento aos cuidadores de pacientes com sequelas de COVID-19.
Desenvolvimento: As atividades foram realizadas em uma creche localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS). Os encontros ocorreram às segundas-feiras, no turno da tarde, abrangendo o período de março de 2021 a março de 2022. O grupo contou com a participação de agentes de saúde, enfermeiros, residentes em saúde e usuários do território de saúde. Durante esses encontros, foram realizadas diversas atividades terapêuticas, como musicoterapia, meditação guiada e rodas de conversas. Além disso, houve a colaboração de profissionais de outros módulos de saúde do munícipio, como nutricionista, por exemplo.
Resultados: Os resultados dos encontros, no geral, foram positivos. Tanto o(a)s usuário(a)s quanto trabalhadores (a) de saúde relataram melhora no humor, maior engajamento nas atividades por parte dos usuários e aumento da disposição entre os trabalhadores(a) da saúde. Além disso, observou-se uma maior motivação interação social e compartilhamento das experiências entre as cuidadoras, abordando as vivências do dia a dia.
Considerações finais: Destaca-se que essa iniciativa foi essencial durante a crise sanitária da COVID-19. Além disso, permitiu a aplicação dos princípios da atenção primária à saúde, como cuidado integralizado, e promoveu a busca por uma saúde ampliada, de acordo com princípios e diretrizes da Lei 8080/90.