Apresentação: A extensão universitária, um dos tripés do ensino superior, possibilita a construção do conhecimento acerca de diferentes temáticas, sendo contribuinte direta da formação de estudantes, e do desenvolvimento de atividades educativas voltadas para profissionais e o público em geral. Após a 8ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu em 1988 e contou com ampla participação social, houve uma intensa discussão sobre a necessidade de serviços de saúde universais, gratuitos e equânimes. O Sistema Único de Saúde (SUS) surgiu a partir desse movimento, foi regulamentado em 1990 e modificou o cenário de intensa desigualdade social e de saúde, que consentia o acesso a esses serviços apenas aos trabalhadores formais de carteira assinada, destacando-se avanços nesse processo, mas também desafios que precisam ser superados para a sua efetivação. Ademais, a compreensão do percurso da institucionalização desse sistema é fundamental, visto que é caracterizado por muitas lutas, defesa de direitos e busca pela minimização das desigualdades sociais. Este estudo teve como objetivo relatar a experiência de apresentação vivenciada por uma discente do curso de graduação em enfermagem em um Curso de Extensão como prática promotora do conhecimento sobre o SUS e mecanismo ativo de compartilhamento de ideias e estratégias de manutenção desse sistema. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato que apresenta a experiência da apresentação da palestra intitulada “Retrospectiva, avanços e desafios do Sistema Único de Saúde”, realizada durante o Curso de Extensão “Conhecendo o Sistema Único de Saúde (SUS)”, desenvolvido enquanto atividade do Programa de Extensão “DIVULGASUS: Divulgação do Sistema Único de Saúde na promoção da saúde enquanto direito à cidadania”. O curso foi dividido em seis encontros que foram realizados entre os dias 05 de março a 15 de março de 2024, com temáticas e referências previamente definidas, no qual a ministração era realizada por discentes do curso de enfermagem, psicologia e farmácia com suas respectivas orientadoras do programa DivulgaSUS atrelado ao Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC/UEFS). Para a realização da exposição a discente inicialmente procedeu a leitura da referência indicada, que foi disponibilizada com antecedência aos participantes do curso a fim de aproximá-los da temática proposta, bem como de outras complementares, e posteriormente construiu a apresentação no Canva e uma dinâmica/ atividade que colaborasse para a participação dos ouvintes. Em seguida, a apresentação foi compartilhada com a docente orientadora para apreciação. A exposição foi realizada no dia 14 de março de 2024, na Universidade Estadual de Feira de Santana direcionada a aproximadamente 30 estudantes de diversas áreas do conhecimento, docentes e usuários do sistema, e teve duração de 3 horas. Foram utilizados recursos visuais em formato de slide, explicação da temática em tópicos, uso de esquemas que atraíssem a atenção dos indivíduos presentes, fotos que ilustraram e trouxeram uma realidade do passado, com o intuito de auxiliar na compreensão e participação dos ouvintes, sendo a metodologia utilizada a exposição oral dialogada, com o estímulo a participação do público ouvinte e contribuição de comentários da docente, bem como a realização de uma dinâmica com divisão de grupos e anotação em cartolina dos principais avanços e desafios do SUS, os quais foram compartilhados entre os presentes e debatidos ao decorrer da exposição. Resultados: A apresentação foi realizada de forma objetiva, abordando inicialmente a retrospectiva histórica, em formato de linha do tempo, com datas e palavras-chave sobre determinados acontecimentos cruciais para a institucionalização do SUS, com o intuito de criar uma sequência lógica para colaborar para a compreensão dos participantes do curso. O uso de imagens, gráficos e esquemas foi de suma importância para facilitar o entendimento sobre a temática e promover o acompanhamento da progressão dos fatos. Objetivando adicionar informações ao conhecimento e contribuir para formação acadêmica dos estudantes foram discutidos os princípios doutrinários e organizativos do SUS. Além disso, o desenvolvimento de uma dinâmica, ao decorrer da apresentação, instigou os indivíduos a pensarem criticamente e pontuarem quais seriam os principais desafios enfrentados por esse sistema e também os avanços, a fim de ratificar que apesar de muitas barreiras, o SUS também passou por muitas ascensões, destacando-se a necessidade do desenvolvimento de estratégias que visem o progresso dos serviços de saúde e a solução dos problemas que ainda persistem. Outra metodologia utilizada foi o uso de sugestões fílmicas que abordam as questões discutidas, o que pode tornar a assimilação mais palpável e realística pela visualização e escuta de acontecimentos passados que implicam no cenário atual e futuro. A discussão fomentou a necessidade de promover com frequência espaços de debate e argumentação, pois a partir disso é possível minimizar as problemáticas e incentivar os estudos voltados à saúde pública e pesquisas sobre o SUS. A análise de acordo com uma determinada perspectiva, influenciada por diferentes áreas do conhecimento, possibilitou o compartilhamento de experiências que podem contribuir para o desenvolvimento acadêmico e a necessidade de estender o debate além dos muros da universidade, em outros espaços de partilha de conhecimento. Somado a isso, permitiu a concessão de autonomia à estudante mediadora da exposição, incentivando a busca de conhecimento e a utilização da melhor técnica para que as informações pudessem ser compartilhadas de forma clara, objetiva e de fácil entendimento, com a garantia de compreensão e participação do público. Considerações finais: A experiência mostra-se válida e de grande relevância para os acadêmicos das diversas áreas de conhecimento e do corpo social como um todo, apresentando a possibilidade do desenvolvimento de um olhar crítico, reflexivo e mais ampliado sobre o sistema, seus usuários e as questões que devem ser modificadas e/ ou mantidas para que o mesmo possa ser defendido e valorizado. Acreditamos que a apresentação, como parte do Curso de Extensão foi eficaz como metodologia ativa de aprendizagem e método positivo de formação continuada e educação permanente, além de contribuir para o desenvolvimento do senso crítico dos participantes e fomentar a luta e a defesa por um sistema que, apesar de institucionalizado há muitos anos, ainda necessita de muitas mudanças, tendo como foco principal a expansão dos direitos do usuário, independente de raça, cor, condição social ou gênero. Tal proposta estreita relações dos profissionais, acadêmicos e dos usuários do SUS, a partir do compartilhamento de conhecimentos que perpassam o ambiente de formação e a construção do saber, bem como podem colaborar para o conhecimento do SUS, seus avanços e desafios, para o seu fortalecimento e divulgação, visto que é um sistema que é referência mundial na promoção da saúde enquanto um direito de cidadania.