Apresentação: O parto que ocorre antes de 37 semanas completas de idade gestacional, é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um parto prematuro. A prematuridade é a principal condição que leva à internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Para os pais, o momento da alta é relatado como uma mistura de sentimentos, por um lado sentem-se alegres, e por outro, inseguros em assumir os cuidados da criança em casa. Após a alta, o prematuro também será inserido em novos serviços de saúde. Este acompanhamento ambulatorial justifica-se, pois, crianças nascidas prematuras apresentam maiores riscos para disfunções neuro motoras, cognitivas e de linguagem. Por isso, é importante práticas de estimulação sensório-motoras para o desenvolvimento cerebral. De acordo com o Nurturing Care Framework - NCF (Modelo dos Cuidados de Criação), proposto pela Organização Mundial da Saúde em 2018, para atingir o máximo do seu potencial na primeira infância, a criança precisa de cuidados que englobam uma boa saúde, nutrição, segurança e proteção, cuidados responsivos e oportunidades de aprendizagem precoce. Além disso, proteger e cuidar das famílias é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da criança, e essa deve ser uma iniciativa comunitária e multisetorial. No primeiro ano de vida é esperado que a criança tenha em maior parte a família e o seu domicílio, como o principal ambiente, no qual os processos de estimulação para o seu desenvolvimento ocorrem. Entendemos que esses processos de interação entre a criança e sua família estão cotidianamente relacionados aos domínios dos Cuidados de Criação. Partimos do pressuposto que as experiências de aprendizado precoce oferecidas ao prematuro no contexto familiar influenciam em seu desenvolvimento, e essas experiências podem ser prejudicadas por fatores relacionados ao contexto de vida e maneira como a família se envolve com a estimulação, e por isso os pais podem apresentar dificuldades em oferecer estímulos adequados ao prematuro. Esta pesquisa se justifica pois, um estudo que considera a opinião dos pais sobre como melhorar suas experiências nessa jornada de saúde, é relevante, a fim de nortear ações de profissionais de saúde de forma mais consistentes e mais assertivas, às necessidades destas famílias e de suas crianças. O objetivo deste estudo foi compreender a estimulação da família direcionada aos prematuros no domicílio a partir dos domínios dos Cuidados de Criação e da Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Desenvolvimento: Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética da instituição proponente sob parecer 6.430.537. Trata-se de um estudo qualitativo, orientado pela teoria Bioecológica do desenvolvimento humano, realizado no domicílio de prematuros com idade corrigida entre 5 e 7 meses, admitidos no Programa de Intervenção Precoce Avançado (PIPA) de um município do centro-oeste de Minas Gerais. O trabalho de campo ocorreu entre outubro de 2023 a março de 2024. Inicialmente, foram identificadas 58 crianças nascidas prematuras admitidas no PIPA entre fevereiro de 2023 a março de 2024. Destas, 32 atenderam aos critérios de elegibilidade e suas famílias foram convidadas para participarem do estudo. O convite às famílias foi realizado por contato telefônico com a mãe ou o pai do prematuro, neste momento os cuidadores principais, considerados pelo cuidador contactado, eram identificados, e ressaltava-se que o convite era extensivo a eles. Após o aceite, uma visita domiciliar era agendada, de acordo com a disponibilidade simultânea dos cuidadores. Doze famílias de prematuros entre 29 e 36 semanas de idade gestacional, participaram do estudo e a interrupção de novas entrevistas com a família ocorreu no momento de identificação da saturação teórica. As visitas duraram em média de 90 a 120 minutos, foi realizada uma entrevista familiar semiestruturada e a aplicação dos seguintes questionários: The Survey of Well-being of Young Children (SWYC); Inventário Home para Observação e Medida do Ambiente (Home Observation for the Measurement of the Environment) versão Infant Toddler, Affordances no Ambiente Domiciliar para o Desenvolvimento Motor - Escala Bebê (AHEMD-IS) e um questionário de perfil socioeconômico. Participaram da pesquisa, 28 familiares: 12 mães, 6 pais, 8 avós e uma tia. Os dados foram submetidos à análise temática dedutiva, a partir da codificação das entrevistas, apoiada por software. Para isso, um dicionário de códigos foi elaborado e validado na terceira rodada de codificação, por duas pesquisadoras, sendo as divergências resolvidas por uma terceira pesquisadora. Resultados: A análise permitiu identificar que os processos proximais, ou seja, interações recíprocas que acontecem no ambiente, envolvendo os domínios dos Cuidados de Criação, realizados pelas famílias nos domicílios, são influenciados pelas características pessoais dos cuidadores. As características da pessoa são vistas como produtos do desenvolvimento, pois constituem um dos elementos que influenciam a forma, a força, o conteúdo e a direção dos processos proximais, e ao mesmo tempo, são resultados da interação conjunta da pessoa com o contexto ao longo do tempo. Quanto à compreensão dos cuidadores sobre o processo de estimulação no domicílio, muitos associam a estimulação às atividades que envolvem principalmente o desenvolvimento motor, em detrimento daquelas que envolvem o desenvolvimento cognitivo e de linguagem. Entretanto durante as visitas as trocas de interação e conversas entre os cuidadores e os prematuros foram comumente observadas. Práticas realizadas pelos cuidadores relacionadas à alimentação da criança, também foram mencionadas como um estímulo para o desenvolvimento. Algumas fragilidades relacionadas aos domínios dos Cuidados de Criação foram identificadas: falta de rede de apoio materna, relações familiares disfuncionais, ausência da participação paterna, introdução alimentar antes dos seis meses de idade corrigida, condições de adoecimento ou sofrimento mental materno, limitações econômicas, espaço físico e acesso restrito a brinquedos, livros ou objetos de estimulação. Considerações finais: A entrevista familiar semiestruturada foi um método que favoreceu a produção de dados ampliados e consistentes oferecendo uma perspectiva mais contextualizada para a análise. As características pessoais dos cuidadores assumem forte influência sob o processo de estimulação no domicílio. Para as famílias participantes a estimulação é sinônimo de desenvolvimento motor e isso aponta para a necessidade de ampliação da compreensão deste processo tendo em vista a complexidade que envolve o desenvolvimento humano. A oferta de Cuidados de Criação aos prematuros no domicílio está diretamente atrelada às condições socioeconômicas das famílias e identificamos que ambientes domiciliares com maior vulnerabilidade socioeconômica possuem uma estimulação limitada e se distanciam do que é preconizado pelos Cuidados de Criação. Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG pela concessão de financiamento (APQ-03978-22) para desenvolvimento desta pesquisa.