Para alcançar resultados desejados nas ações em saúde, os profissionais são influenciados pela necessidadede constante qualificação de competências, tendências de um contexto conformado pela incorporação de novas tecnologias, exigindo, de forma crescente, que os processos tenham certo grau de qualidade e segurança. A definição do que e como fazer, os crescentes riscos sanitários relativos ao trabalho, ao emprego de novas tecnologias, a necessidade de mensuração dos resultados, a criação dos núcleos de segurança do paciente na Atenção Primária à saúde, justificam a padronização de procedimentos. Nesse sentido, o monitoramento permanente dos processos nos serviços de saúde é uma das atividades do âmbito da gestão. Os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) representam a descrição sistematizada e detalhada das rotinas a serem adotadas pelos profissionais da área de gestão de processos. Logo, os POP’s constituem uma importante ferramenta no âmbito da gestão, indispensável no cenário do planejamento e no âmbito de processos de certificação e acreditação das organizações, contribuindo para assegurar boas práticas de gestão dos processos. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado pela equipe de sanitaristas e outros atores que atuavam na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maricá, entre os anos de 2020 e 2022. As principais fontes de dados foram as atas das reuniões da equipe responsável. O resgate do processo vivido permitiu identificar diferentes contextos, iniciando com a Emergência sanitária Covid – 19 e seus impactos na vacinação. O segundo contexto esteve relacionado a constatação de problemas em processos do cotidiano da APS discutidos de forma regular nas reuniões de equipe. O último, mobilizou a equipe no conjunto de procedimentos descritos na carteira de serviços da APS do município. Na última fase, o amadurecimento da equipe responsável, ametodologia de elaboração dos POPs, e a percepção da importância da padronização e monitoramento, permitiu a construção de um Manual de Procedimentos na APS. Importante destacar que a crise da emergência sanitária da Covid-19, foi o fator que mobilizou todo o sistema de saúde da equipe de Maricá para a construção de POPs. A constatação de que havia outros pontos de risco na cadeia assistencial mobilizou a descrição dos demais processos, ainda que tenha sido feito de forma empírica e baseado na percepção das sanitaristas a partir das vivências nas equipes. É possível constatar a relevância desse instrumento na avaliação de processos, no apoio à equipe assistencial, no monitoramento de pontos de risco da cadeia assistencial, entretanto, a ausência de um processo de educação permanente para reflexão e aperfeiçoamento das atividades, a alta rotatividade dos profissionais de saúde e limites na atuação da gestão da APS, podem tornar inviabilizar o uso do manual de procedimentos em todas as suas potencialidades.