Apresentação
O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as repercussões na prática profissional dos egressos de um Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e do Mestrado Profissional em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde promovido pela UFRN. O curso foi realizado na modalidade a distância, tendo 1793concluintes, dos quais 578 da região nordeste, 470 das regiões norte e centro-oeste e 745 da região sul e sudeste. A proposta pedagógica utilizou a metodologia problematizadora, integrando o ensino ao trabalho e teve como trabalho de conclusão um projeto de intervenção, orientado pela análise sistemática e estratégica de situações-problemas vinculado à tomada de decisões para resolvê-las.
Desenvolvimento
Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, seguindo orientações do checklist COREQ (Consolidated criteria for Reporting Qualitative research). Os dados foram coletados através de um questionário de forma online por meio do google forms. O cálculo amostral foi condicionado ao retorno do questionário respondido, do qual foram obtidas 390 respostas. A pesquisa teve a maior parte de seus respondentes concentrados na Região Sudeste do Brasil (29%), seguido das Regiões Nordeste e Sul, ambas com 21,4%, Centro-Oeste (19%) e Norte (9,1%). A pesquisa seguiu os preceitos éticos com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN.
Resultados
A análise dos dados a apontou para repercussões positivas na realidade dos serviços públicos de saúde com 92,8% dos participantes da pesquisa confirmando a ocorrência de mudanças efetivas. Dentre os tipos de mudança 65,6% dos egressos destacaram: a ampliação do olhar crítico repercutindo na prática cotidiana, a reorganização do processo de trabalho com 59,4%; implementação de novas práticas com 45,7%; e assunção em novos cargos ou funções na instituição com 20,5%. Além disso, os egressos afirmaram que a implantação do projeto de intervenção, como trabalho de conclusão do curso, possibilitou melhorias na gestão (58,7%), na qualificação pessoal (49,8%) e contribuições para resolução de problemas (34%).
Considerações finais
Os resultados da pesquisa evidenciaram que o processo educativo provocou repercussões positivas na prática profissional a partir de mudanças implementadas, mesmo diante de dificuldades inerentes aos diversos contextos sociais e políticos. Foi destacada a importância do tutor no processo educativo na mediação tecnológica como facilitador e articulador. O método pedagógico estimulando o ciclo formado por ação, reflexão, ação, foi considerado um agente indutor da identificação de problemas e de intervenções em vista de superações.