CEPPAM - GHC: Comunicação Facilitada

  • Author
  • Maria Salette Verdi da Silva
  • Co-authors
  • Andrea Maria Pedrosa Gomes , Ângela Gomes , Alberi Adolfo Feltrin , Altair Paulo Welter , Estella Maris da Silveira Dutra , Susana Nussemeyer da Rosa , Susiane Czenvimski Ferreira , Angélica Meneses dos Santos
  • Abstract
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    CEPPAM - GHC: Comunicação Facilitada

    O Sistema Único de Saúde (SUS), dentre as suas diretrizes propõe especial destaque à Equidade. Este princípio estabelece que a assistência à saúde deva considerar, em todos os sentidos, as características particulares de cada pessoa.

    O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), vinculado ao Ministério da Saúde, segue os princípios e diretrizes do SUS. Seu foco principal no novo modelo de atenção, portanto, é a pessoa na sua integralidade e com suas especificidades. Para a efetivação destas diretrizes, o GHC atualmente trabalha com uma série de instâncias que visam promover a uma condição de igualdade de grupos historicamente discriminados. Dentre essas, pode-se citar a Comissão Especial de Políticas de Promoção da Acessibilidade e Mobilidade do Grupo Hospitalar Conceição (CEPPAM-GHC), cujo objetivo principal é assessorar a Diretoria, as Gerências,   os trabalhador e usuários do GHC nas questões relacionadas à acessibilidade de comunicação/informação, arquitetônica e atitudinal no âmbito do GHC. Dentro das sua possibilidades, intercede em todas as questões relacionadas à acessibilidade e à mobilidade no âmbito da instituição.

    A Gerência de Participação Social e Diversidade, por meio da Comissão Especial de Políticas de Promoção da Acessibilidade e em parceria com a  Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição vem promovendo o Projeto Comunicação Facilitada que tem o objetivo de disponibilizar uma relação de trabalhadores (banco de dados) que são capacitados em outras línguas, diferentes do Português, como por exemplo, o Francês, Inglês, Alemão, Espanhol, Italiano, Caingangue ou Mãe-Guarani, de povos autóctones, e também usuários surdos que se comunicam através da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que possam servir de facilitadores na comunicação aos nossos usuários.

    A proposta é sensibilizar os gestores, trabalhadores e os usuários do GHC, dos serviços de saúde da rede do SUS, assim como o controle social e a população em geral para a necessidade de desenvolvermos um olhar que considere as especificidades de cada pessoa quando pensamos em proteção e promoção de saúde a partir da comunicação.

    Em síntese, a CEPPAM busca contribuir para a efetivação do Princípio da Equidade no GHC, reafirmando o papel desta Instituição como referência para o Sistema Único de Saúde nacionalmente.

     

  • Keywords
  • Comunicação Facilitada, Educação, Pessoa com Deficiência, Equidade
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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