Apresentação
Foi realizada uma revisão sobre o ensino da Psicologia Médica e dos programas atualmente aplicados por essa Disciplina no curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, com o intuito de resgatar essa experiência e refletir sobre as práticas atuais.
Desenvolvimento do trabalho
Através da seleção por títulos e resumos, foram selecionadas 41 publicações entre 1965 e 2023 sobre o tema Psicologia Médica nas bases bibliográficas da Biblioteca Virtual de Saúde - https://bvsalud.org/ , em sua maioria indexadas no LILACS, em Português e Espanhol, além de 8 publicações em inglês, principalmente estudos prognósticos e qualitativos. O grupo de monitores da Disciplina fez uma análise crítica dos programas das 4 disciplinas de Psicologia Médica do Curso de Medicina na UFPEL, propondo novas atividades.
Resultados
Em 1968 foi criada disciplina de Psicologia Médica no currículo do Curso de Medicina da UFPEL, até hoje distribuída em 4 disciplinas que se estendem do primeiro ao sétimo semestre, acompanhando as práticas que os alunos experimentam em outras disciplinas em diferentes cenários, como os serviços de atenção primária à saúde, os ambulatórios especializados e a internação hospitalar, quando se relacionam diretamente com pacientes pediátricos, de gineco-obstetrícia e na clínica médica com suas várias subespecialidades.
Os criadores da Disciplina de Psicologia Médica tiveram esse olhar para além do mundo físico, reconhecendo o papel da subjetividade individual e das interações com os outros e o ambiente nas condições de saúde e doença. Embora não fosse corrente o conceito de metodologias ativas de aprendizado, ao propor as atividades didáticas através da observação da realidade, pessoas ou grupos, fazer discussões em pequenos grupos sob orientação de um professor e promover modelos de identificação entre alunos, como na monitoria, esses pioneiros já deslocavam o ensino da Medicina das tão somente aulas expositivas e da transição vertical do conhecimento.
Atualmente, estão sendo proposta novas atividades que tenham maior incidência na população atendida pelos serviços da UFPEL, como será o caso de uma ação de rastreamento para depressão em gestantes e puérperas na Maternidade do Hospital Escola, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de agravos para a saúde materna e infantil.
Considerações finais
O antigo ensinamento de que Medicina é tanto ciência quanto arte, nos coloca entre esses campos que exigem da formação do médico de hoje assentar seu conhecimentos sobre as bases das evidências científicas e ser capaz de olhar para si e para seus pacientes como pessoas ao mesmo tempo frágeis e resilientes, por vezes adoecidas mas sempre com um potencial de saúde, respondendo ao que a sociedade espera de nós.