Apresentação: A atividade Hospital do Ursinho é uma forma de sensibilizar crianças para os cuidados em saúde e é inspirada na proposta criada pela Federação Internacional de Estudantes de Medicina, que visa familiarizar as crianças com o espaço de um hospital e procedimentos de saúde. No caso específico, a experiência foi realizada num ambiente ao ar livre na aldeia indígena. Assim, as crianças aprenderam sobre vacinas, higienização e cuidados com a saúde de uma maneira lúdica e divertida, além de minimizar o medo que eles costumam ter dos médicos e profissionais da saúde. O objetivo é difundir conhecimentos à população indígena guarani, principalmente às crianças, de forma a proporcionar um momento recreativo e instrutivo. Desenvolvimento: A atividade do Hospital do Ursinho foi realizada na Aldeia Guarani localizada no município de Erebango ,no Estado do Rio Grande do Sul. Essa ação foi realizada conjuntamente entre os estudantes de medicina de diferentes períodos e profissionais de saúde. Assim, a atividade iniciou-se com a gestação e nascimento de um ursinho de pelúcia, entregue à criança para cuidá-lo temporariamente por ele ter sido picado após o seu nascimento por mosquitos Aedes Aegypti de pelúcia. Além disso, foi perguntado para a criança se ela sabia qual inseto transmite as arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre amarela), e suas características. Assim, foi explicado que é a fêmea do mosquito Aedes Aegypti que é a responsável pela transmissão das doenças. Desta forma, a criança foi informada de que o ursinho estava doente e precisava de cuidados médicos. Logo após esse momento, ela era direcionada para a estação de cuidado ao lado, na qual, foram esclarecidos os sintomas das arboviroses como febre, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça, entre outros. Assim, a criança acompanhou o tratamento do ursinho e ajudou a aplicar o soro nele, a fim de que não evoluísse para um quadro de desidratação. Vale ressaltar, que a criança presenciou a simulação de alguns procedimentos médicos, como o uso da injeção, realização lúdica de raio-x e ausculta cardíaca com estetoscópio, a fim de propiciar maior familiaridade com a situação. Depois da dinâmica, ela era estimulada a cuidar do ursinho e de si em sua casa. Por fim, a criança ganhou um balão como prêmio de herói no combate às arboviroses. Resultados: Essa atividade educativa mostrou-se uma ferramenta importante de aquisição de experiência pelos(as) alunos(as) de Medicina. Pois, tal dinâmica, permitiu ao acadêmico um domínio em comunicação para relacionar-se com as crianças indígenas por meio da interação no campo das subjetividades. Além disso, foi um ganho para a comunidade, uma vez que as crianças, e mesmo os adultos, puderam aprender mais sobre sua saúde e as maneiras de prevenir doenças. Considerações finais: Espera-se que essa atividade educativa e de promoção da saúde seja constantemente reproduzida nas aldeias indígenas, com intuito de que haja o fortalecimento do Sistema Único de Saúde por meio do esclarecimento de crianças de forma lúdica e didática sobre as formas de prevenção dessas doenças infecciosas.