A Iniciação Científica no Ensino de Graduação e suas Contribuições no Espaço de Formação

  • Author
  • Dinakezia Almeida Pereira de Jesus
  • Co-authors
  • Carolina Dutra Degli Esposti , Lilian Bertanda Soares , Raquel Baroni de Carvalho , Paula Beatriz de Souza Mendonça , André dos Santos Wagmacker
  • Abstract
  • Apresentação: A iniciação científica (IC) refere-se à introdução do estudante de graduação nas técnicas científicas e ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, sob a orientação de um docente. A IC propicia ao estudante uma postura crítica diante do conhecimento produzido na universidade com o estímulo à capacidade de levantamento de problemas, argumentação e raciocínio crítico. Constitui-se em um espaço em que o estudante atua como sujeito ativo de sua aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo relatar a experiência de uma estudante do curso de graduação em Terapia Ocupacional durante um projeto de IC ofertada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e discutir as contribuições desse tipo de atividade para a formação de futuros profissionais na área da saúde. Desenvolvimento:  Refere-se a um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciada por uma estudante de graduação em Terapia Ocupacional da UFES (na Vitória/Espírito Santo) no projeto de IC “A Interprofissionalidade em Residências Multiprofissionais em Saúde no contexto da Atenção Primária à Saúde no Brasil: Revisão de Escopo” no período de junho de 2023 a outubro de 2024. O estudo é vinculado a um projeto de dissertação de mestrado acadêmico na área de Saúde Coletiva da mesma instituição. A IC é orientada por uma docente, com a participação de uma mestranda da instituição. Resultados: Durante o período mencionado, como parte da IC, foram realizadas as seguintes etapas: elaboração do Subprojeto de iniciação científica; revisão da literatura, definição dos critérios de inclusão e exclusão, da estratégia de pesquisa e das fontes das evidências; seleção e análise dos textos incluídos na revisão; elaboração de relatórios parcial e final de iniciação científica, os quais incluem os resultados do estudo e sua discussão. Essa experiência tem me proporcionado estabelecer um contato direto com as orientadoras, assim como outros pesquisadores na temática, ampliando, assim, os meus horizontes, para além dos cursos e das aulas formais. Tem permitido meu aprofundamento da temática das práticas interprofissionais em Residências multiprofissionais na APS. Segundo os resultados do estudo, as quais ocorrem principalmente por meio de consultas compartilhadas, discussões em equipe dos casos, visitas domiciliares multiprofissionais e atividades intersetoriais, promovendo o reconhecimento dos limites das próprias profissões, e as habilidades e as atitudes a serem incorporadas nas práticas profissionais. Ainda segundo os resultados do estudo, a interprofissionalidade proporciona um maior repertório nas orientações e na abordagem conjunta, com  troca de saberes e planejamento do cuidado de maneira compartilhada. Dessa forma, a IC tem me estimulado a desenvolver habilidades de leitura, escrita, postura crítica, interdisciplinar, globalizada e histórica do conhecimento acumulado e das situações sociais. Considerações finais: A IC vem proporcionando à estudante de graduação a vivência com os métodos e os processos da pesquisa,  ampliando seu conhecimento de uma área de atuação, desenvolvendo o pensar científico e criativo, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os desafios da pesquisa. Sendo assim, apresenta-se como um importante instrumento de articulação entre o ensino e pesquisa.

  • Keywords
  • Capacitação de Recursos Humanos em saúde e Ensino.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back