Intervenção educativa em um ambulatório de um centro de referência na atenção à saúde da mulher: um relato de experiência

  • Author
  • Juliana de Fatima da Conceição Veríssimo Lopes
  • Co-authors
  • Rebecca Nascimento da Silveira Gomes , Aline da Silva Cunha Sereno , Emely Martins de Carvalho Nascimento , Maria Cristina Falleiro da Costa , Jalmes Silva Pereira dos Anjos
  • Abstract
  • Introdução: A fibra alimentar ou dietética é um termo utilizado para classificar uma ampla variedade de substâncias não digeridas pela parte superior do trato digestivo humano. Da perspectiva físico-químico, trata-se de um grupo altamente variado, composto pela lignina e diversos polissacarídeos, isto é, polímeros complexos de grande tamanho. Estas são um componente fundamental para uma dieta saudável, por apresentarem múltiplos efeitos benéficos para a saúde geral do indivíduo, incluindo regulação do controle de peso, inflamação, resistência à insulina, metabolismo lipídico e distúrbios hormonais. Ainda assim, a realidade da população brasileira é de baixo conhecimento sobre tais benefícios, levando a um baixo padrão de seu consumo. Objetivo: Promover o consumo de alimentos fontes de fibras pelas mulheres acompanhadas no ambulatório de nutrição do IG/UFRJ através de uma intervenção educacional. Metodologia: Para a avaliação do consumo de fibras da população foi aplicado o formulário de Marcadores do Consumo Alimentar para uso na Atenção Primária (SISVAN/MS), instrumento que identifica a presença de marcadores indicativos de uma alimentação saudável e rica em fibras (consumo de feijão, frutas, legumes e hortaliças) e de uma alimentação não saudável e pobre em fibras (consumo de alimentos ultraprocessados). A partir disso, identificou-se a necessidade da abordagem sobre o tema e do incentivo ao consumo de alimentos fontes de fibras. Para isso, optou-se pelo formato de roda de conversa e estruturou-se o planejamento em 4 momentos com o intuito de manter a atenção e aumentar a participação das pacientes. Primeiro momento: questionou-se o consumo alimentar habitual das pacientes, a fim de iniciar um diálogo e captar a atenção delas. Segundo momento: Definiu-se o que são alimentos ultraprocessados e os possíveis prejuízos que esses alimentos podem acarretar à saúde, evidenciando a baixa quantidade de fibra presente nessa categoria de alimentos. Terceiro momento: Discorreu-se sobre a importância do consumo de alimentos fontes de fibra para a saúde, abordando os seus benefícios e seus alimentos fontes. Quarto momento: Sugeriu-se diversas receitas para as pacientes adicionarem, com maior facilidade, alimentos fontes de fibra no dia a dia. Resultados: Foram realizadas 3 ações coletivas, em dias distintos, na sala de espera do ambulatório. Ao todo, participaram 40 pacientes. Observou-se que a maior parte dos participantes não possuíam conhecimento acerca dos benefícios advindos do consumo de fibras e não realizavam o consumo desse componente dietético. Além disso, a maioria das pacientes apresentava alto consumo de alimentos ultraprocessados (biscoitos recheados, bebidas açucaradas, doces, macarrão instantâneo, entre outros), que além de prejudiciais à saúde devido aos elevados teores de sódio, açúcar e/ou gordura trans, apresentam um baixo teor ou insignificante de fibras em sua composição. Após a intervenção educativa, as pacientes relataram aumento da motivação e interesse em incorporar um maior número de alimentos fonte de fibras em sua alimentação. Conclusão: Assim, torna-se evidente a importância das ações de educação alimentar para a promoção de práticas alimentares saudáveis e para a difusão do conhecimento referente a uma alimentação equilibrada, contribuindo, deste modo, para a redução do risco de doenças crônicas e bem-estar coletivo.

  • Keywords
  • Ação educativa, intervenção nutricional, Nutrição.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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