Promoção da saúde e prevenção da depressão na gestação e puerpério: proposta de experiência da monitoria de Psicologia Médica III no alojamento conjunto do Hospital Escola da UFPel

  • Author
  • Dinarte Alexandre Prietto Ballester
  • Co-authors
  • Luize Costa Soncini , Ana Carolina Krieger Viana , Augusto Astolfi Basile , Clara Thomas Andrade , Jamilla Alves Capanema , Juliana Faria Lima Siqueira , Lara Coelho Siqueira , Maite Enzweiler Barboza Alves
  • Abstract
  •  

    Apresentação

    Sabe-se que, durante a gestação e o puerpério, a mulher torna-se mais propensa a demonstrar alterações de humor, podendo experimentar sentimentos como irritabilidade, ansiedade, tristeza, e melancolia. Este estado de maior fragilidade emocional costuma ocorrer de forma transitória, nos primeiros dias após o parto, estando associado às diversas mudanças hormonais, físicas e sociais que as mulheres vivenciam durante o puerpério. Entretanto, tais sintomas podem se mostrar persistentes, com tristeza constante e anedonia, e ocasionar prejuízo às atividades cotidianas da mulher e a sua relação com o bebê, podendo configurar a depressão pós-parto.

    A Disciplina de Psicologia Médica III faz parte do currículo do curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de habilidades necessárias à boa relação médico-paciente por meio do conhecimento teórico e da discussão das situações práticas vivenciadas pelos estudantes do quinto semestre, quando estão inseridos nos serviços de saúde materno-infantil. Nesse sentido, o grupo de monitoria de Psicologia Médica III buscará identificar as gestantes e puérperas em situação de risco para depressão pós-parto, dentre as internadas no alojamento conjunto do Hospital Escola da UFPel, a fim de agregar conhecimento e habilidades práticas aos estudantes, bem como contribuir para o diagnóstico e manejo precoces desta condição.

                 Desenvolvimento do trabalho

              Esta ação será implementada no atual período letivo, quando os estudantes do quinto semestre e os monitores da Disciplina irão frequentar o alojamento conjunto semanalmente, com objetivo de aplicar um questionário às gestantes e puérperas,  sendo questionadas acerca de profissão, situação conjugal, histórico obstétrico, histórico psiquiátrico, entre outras comorbidades e fatores considerados de risco para depressão pós-parto, como episódios depressivos prévios, falta de suporte familiar, condição de saúde do recém-nascido, entre outros. Além disso, será aplicada a “Escala de Edimburgo de Depressão Pós-Parto”, instrumento validado no Brasil por Santos como método de rastreio para tal condição. A equipe obstétrica será notificada sobre as pacientes que se mostraram em situação de vulnerabilidade, com o intuito proporcionar à paciente maior suporte e avaliação cuidadosa durante o seguimento clínico no puerpério. Após cada entrevista, os estudantes irão propor uma atividade educativa, facilitando a prática de exercícios de respiração para o alívio da ansiedade.

              Resultados

              Pretende-se aprimorar a formação dos acadêmicos de medicina, a partir de um olhar mais atento e abrangente do contexto de saúde das pacientes, assim como a assistência às gestante e puérperas, a fim de ressaltar a relevância da abordagem sobre os aspectos emocionais e sociais que as mulheres experimentam durante esse período e que podem impactar significativamente a sua saúde mental, prejudicando sua qualidade de vida e também a saúde do recém-nascido.

               Considerações finais

            A introdução de uma prática reconhecida pela literatura internacional como válida na atenção à saúde das gestantes e puérperas poderá ser mutuamente educativa para estas e os estudantes, dando oportunidade para conversar sobre os cuidados à saúde mental.

     

  • Keywords
  • promoção, prevenção, depressão na gestão e puerpério
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
Back