Relato de experiência de educação permanente em saúde dos profissionais da equipe multidisciplinar junto com as equipes de saúde da família no município de Santos-SP

  • Author
  • Naiara Alves de Barros
  • Abstract
  • No Brasil, a Educação Permanente em Saúde (EPS) é regulamentada por diversas legislações, portarias e decretos que visam: qualificação e aperfeiçoamento dos processos de trabalho; melhoria do acesso;  qualidade e humanização na prestação de serviços. A EPS constitui como aprendizagem no trabalho, troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais, processo de ensinar e aprender a partir das situações do cotidiano das equipes de saúde. Com intuito de fomentar a EPS na prática da atenção básica, será apresentado relato de experiência da EPS no cotidiano profissional de uma Equipe Multidisciplinar (E-Multi) na atenção básica. Tudo começou no ano de 2020, quando uma das Unidade de Saúde da Família (USF) que a E-Multi trabalha solicitou o apoio para melhorar o acolhimento na unidade, assim foi discutido durante a reunião de Equipe de Saúde da Família (ESF) quais eram os entraves e possibilidades do acolhimento no cotidiano da unidade, com essas informações a E-Multi planejou a primeira EPS sobre o tema acolhimento na atenção básica, foi realizada pesquisa sobre o assunto, feito escolhas de metodologias ativas, confecção de material educativo e utilizado estratégias que pudessem incentivar a participação dos profissionais durante a EPS. A EPS aconteceu na reunião da E-Multi e posteriormente durante a reunião da seção da unidade para garantir a participação de todos os profissionais do serviço. A partir dessa experiência os profissionais da ESF propõe para E-Multi encontros para EPS durante as reuniões. Foi realizado o levantamento dos temas entre as ESF/E-Multi e organizado o cronograma dos encontros. Os assuntos que a ESF trouxeram ao longo desses anos de encontros de EPS foram: Alimentação saudável; População LGBTQI+; Violência contra à mulher; Álcool e outras drogas; Ansiedade; Práticas Integrativas Complementares; Tuberculose; Amamentação; Sobrepeso e obesidade; Humanização no SUS; Cuidados em saúde mental para crianças e adolescentes; Sono. Foi identificado durante os encontros da EPS a potência dos encontros para discussão das situações que surgem na prática profissional e que por vezes não existem oportunidade de aprofundamento e diálogo. Por serem questões levantadas pela própria equipe e serem situações comuns no campo de prática foi percebido o envolvimento e interesse dos profissionais, alguns temas da EPS, inclusive tiveram a participação dos profissionais da ESF junto com a E-Multi no planejamento. Foi identificado algumas discussões pautadas no senso comum e cunho pessoal, precisando ser problematizado. Essa experiência não utilizou instrumento avaliativo, ainda assim, percebe-se que a ESF e E-Multi tem ampliado seu conhecimento e sentem-se mais confiantes em lidar com as situações do cotidiano profissional, além de melhorar a relação interprofissional com as ESF e E-Multi.

  • Keywords
  • Educação Permanente em Saúde; E-Multi; Atenção Básica.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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