Apresentação: O processo ensino-aprendizagem não deve ser visto de forma mecânica e estática, mas como um processo ativo, a envolver significados do que se aprende e se ensina, estando em constantes adaptações. Um dos processos mais relevantes da interação está relacionado à conversão do espaço físico em espaço significativo. Exemplo é Ensino a Distância (EaD), uma modalidade de ensino, que prevê o distanciamento geográfico por meio de um Projeto Pedagógico e de tecnologias remotas. Relatar a experiência da Unidade de Cuidados Educacional da Saúde dos Individuos (UECSI)/Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF)/Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi)/Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA-ES) e as estratégias com fins de aproximar residentes e tutores, potencializando as habilidades do Ser residente em época de ensino EaD. Desenvolvimento: O PRMSF/ICEPi permite que o aprendizado aconteça pela parceria com diferentes atores e serviços, a fim de garantir diversidade de cenários. São ofertadas 60 vagas/ano, para especialidades como: assistência social, Odontologia, educação física, enfermagem, farmácia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, enfatizando o trabalho multiprofissional. Em cinco anos, 252 residentes foram distribuídos em sete municípios e 28 cenários de prática. Ocorre que independente da modalidade de ensino, sentimentos, emoções e comportamentos são comuns ao ensino-aprendizagem à distância: falta ou dificuldade de interação, novos desafios, carga horária de 60h/semanais, a metodologia, os deslocamentos dos domicílios e distância dos entes queridos, os cenários e as práticas, e por vezes ansiedade, stress e agitação, desânimo, tédio, solidão, etc. Além disso, a Educação na contemporaneidade tem sofrido abalos no que concerne às relações humanas, sejam referentes ao papel social de Ser aluno ou de ser profissional/residente. Nesse contexto a política e a práxis pedagógicas se veem obrigadas a lidar com questões outrora tidas periféricas como: mal-estar nas populações, convívio entre estranhos, reação aos novos desafios, vivência multicultural e experiência produtiva, vulnerabilidade, violência familiar, pobreza, acessibilidade, etc. O lúdico ativa diversas áreas do cérebro e influencia a maneira como processamos informações, aprendemos novas habilidades e nos desenvolvemos emocional e socialmente. A seguir, exploro como o lúdico se manifesta no cérebro e seus efeitos nos processos cognitivos e emocionais: Estimulação de Circuitos Neurais, Liberação de Neurotransmissores, Plasticidade Cerebral, Processamento Sensorial e Motor, Desenvolvimento de Habilidades Sociais e Emocionais, Redução de Estresse e Ansiedade, Engajamento e Concentração. Resultados: Na RMSF os encontros de tutoria buscam cumprir o papel de subsidiar a qualificação da prática a partir da promoção de reflexões e busca por conteúdos inerentes à formação do profissional residente. Além desse aspecto formativo, os encontros de tutoria também caracterizam-se como espaços de troca, encontros onde os profissionais residentes expõem seus sentimentos e emoções, e toda a carga trazida do cenário de prática. Ainda, se promove além do desenvolvimento de habilidades clínicas, cognitivas e psicomotoras, o deslocamento de desempenhos afetivos, trabalhando as relações, promovendo sentimento do Ser residente, fortalecendo o grupo e sua atuação nos cenários de prática. Para tal, o Acolhimento, o uso do lúdico e a Escuta qualificada tem sido uma constante na UECSI/RMSF/ICEPi. Em meio ao contexto das emoções utiliza-se alguns disparadores com fins de desenvolvimento do Ser residente e de suas competências, enfatizando e canalizando emoções e sentimentos como: Afetividade, Alteridade e Empatia, bem como promove a Escuta Qualificada no e pelo grupo. O afeto é um elemento importante para fortalecer e aumentar a eficácia da aprendizagem, porque integra o aspecto cognitivo, sendo ambas inseparáveis. A Alteridade trata da relação interpessoal aberta, ou seja, uma relação que se qualifica pelo envolvimento existencial entre as pessoas. Nessa relação, a percepção do outro como alter de mim mesmo é o sentido originário do termo latino que aborda pelo menos três aspectos: tenho aí o outro na medida em que ele vem ao meu encontro como outro de mim mesmo; esse seu vir ao meu encontro me obriga a tomar posição frente a ele; e, esta reação me leva a responder suas perguntas, a aceitar, portanto, uma determinada responsabilidade em relação a ele. A Empatia é considerada uma habilidade que se relaciona com a Alteridade no aspecto de se colocar no lugar do Outro, buscando agir conforme ele pensa e sente. É compreender sentimentos e emoções, experimentando o que sente o outro. Uma pessoa empática é aquela que se identifica com outra pessoa ou com a situação vivida por ela. É alguém que sabe ouvir os outros e se esforçar para compreender os seus problemas, suas dificuldades e as suas emoções. Qualquer projeto educacional, por mais complexo e inovador que seja, dependerá do afeto para atingir os índices satisfatórios e desenvolver as competências necessárias para o Cuidado em Saúde. Mais ainda para desenvolver as Atitudes (Saber Ser). Usadas em geral para os acolhimentos e cine-viagens, as atividades e artes (Poesia, Música, Literatura, curta metragens de animação) sempre tiveram uma intencionalidade - a expressão e inspiração das emoções. Elas podem funcionar como um catalisador, despertar o interesse das pessoas e acima de tudo, constituir-se como um espaço de partilha de emoções. O lúdico estimula a criatividade, a expressão e a espontaneidade, pois trabalha a imaginação e auxilia na aprendizagem significativa. Alguns artifícios e estratégias são utilizados pela equipe da UECSI: - Dinâmica do Avatar, que consiste em desenvolver um avatar para apresentá-lo aos participantes do encontro. Estimula o participante a olhar para dentro de si, como se fosse um espelho, bem como ajuda aos demais a reconhecer o outro; - Dinâmica do talento, na qual os residentes participam da atividade expondo e apresentando um talento que reconhece como seu. A atividade tem dois aspectos a destacar: um olhar para dentro de si e a exteriorização, e ambos favorecem o reconhecimento de suas habilidades e/ou limitações com fins a autoestima e segurança; - Curta metragens e animações como: A História das Colheres de Cabo Grande, Ajudar o próximo, Alike, A parábola dos lápis, A ponte, Dia Mundial da gentileza, O menino e árvore, O poder da Empatia, Up Altas Aventuras; - Literatura (Poema Aninha e suas Pedras - Cora Coralina Sou feita de Retalhos - Cris Pizzimenti). Considerações finais: O lúdico é uma ferramenta poderosa que impacta profundamente o funcionamento do cérebro, não apenas facilitando a aprendizagem, mas também contribuindo para o desenvolvimento integral dos indivíduos em aspectos emocionais, sociais e cognitivos. O uso do lúdico nas práticas pedagógicas desenvolvidas na UECSI primam sobre valores como Afetividade, Alteridade e Empatia, pois proporcionam leveza e bem-estar, aspectos extremamente fundamentais para a elevação da autoestima e formação da personalidade do Ser Residente. A residência se destaca pela integração ensino-serviço e comunidade, possibilitando dessa forma a incorporação de vivência ao processo de aprendizado. Vivência de saberes e práticas e de emoções e afetos, etc., e é nesse turbilhão que o cuidado vai se processando. Promover a formação para além do atributo cognitivo é um desafio. No entanto, incorporar práticas educacionais que suscitam aspectos afetivos faz com que os encontros de formação fiquem mais leves, mais prazerosos para todos, criando uma rede de apoio num momento de tanta complexidade. Apoiar a formação de pessoas e de profissionais, numa prática pedagógica que busca a interação, é muito mais do aplicar conteúdos e métodos e sim, se colocar no lugar de aprender a aprender todos os dias, e com todas as emoções envolvidas.