ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA SÍNTESE DA LITERATURA

  • Author
  • Carolina Santana Krieger
  • Co-authors
  • Elma Galdino Brandão , Emanoela Therezinha Bessa Mendes
  • Abstract
  • APRESENTAÇÃO: A Saúde Mental (SM) traz implicações diretas na qualidade de vida dos trabalhadores da saúde, na saúde ocupacional das instituições, nas condições do cuidado ofertado, nas condições psicossociais de quem oferece ou busca ajuda, com prejuízos de toda ordem neste cenário. O objetivo do material é apontar estratégias de promoção da SM na ambiência laboral.

    DESENVOLVIMENTO:.Elevados percentuais de insatisfação com o trabalho em saúde revelam vivência frequente de situações desgastantes no ambiente laboral. A complexidade das demandas laborais, aliada às pressões sociais e econômicas, coloca em evidência a importância de estratégias que visem cultivar ambientes laborais mais saudáveis e resilientes.Diante disto, a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho emerge como uma necessidade premente frente aos desafios contemporâneos enfrentados pelos profissionais.

    Algumas abordagens descritas na literatura abrem um leque de fenômenos em saúde mental dos trabalhadores destacando-se as relações dos sujeitos com o trabalho, o que inclui dimensões afetivas e envolvimento subjetivo, vínculos simbólicos entre sujeitos e instituições, comportamentos nas organizações, sofrimentos e prazer no trabalho, desgastes mentais, da autoimagem e identidade, estressores dos ambientes de trabalho, violências organizacionais, entre outros  Neste sentido, torna-se imprescindível a utilização de ferramentas para minimizar os efeitos de uma saúde mental desgastada no ambiente laboral. 

    Ademais, o apoio psicossocial torna-se uma peça-chave. A presença de profissionais de psicologia, programas de aconselhamento e serviços de suporte proporciona um espaço seguro para que os colaboradores possam enfrentar desafios pessoais e profissionais, fortalecendo o suporte emocional.Em associação, a introdução de programas de bem-estar se destaca como uma abordagem proativa. Estes programas, centrados em práticas como atividade física, técnicas de relaxamento e mindfulness, não apenas preconizam a prevenção, mas também promovem um estilo de vida equilibrado que reverbera positivamente na esfera profissional.

    RESULTADOS: O desenvolvimento de estratégias voltadas para a conscientização e educação são de suma relevância. A disseminação de informações sobre saúde mental, a redução do estigma associado a questões psicológicas e a promoção de uma cultura de compreensão são elementos essenciais para criar uma base sólida.

    A oferta de flexibilidade no trabalho e a implementação de políticas organizacionais progressistas emergem como uma resposta eficiente às demandas contemporâneas. Adaptar o ambiente de trabalho às necessidades individuais contribui para a mitigação do estresse associado às demandas profissionais.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS: É fundamental promover a saúde mental no ambiente de trabalho, compreendendo uma série de estratégias que visam criar um ambiente positivo, acolhedor e que estimule o bem-estar dos colaboradores. 

     

    A construção de um ambiente de trabalho positivo e solidário é outro pilar relevante. Fomentar relações interpessoais saudáveis, reconhecimento profissional e apoio social contribuem para a criação de uma cultura organizacional que valoriza o indivíduo, repercutindo diretamente na saúde mental coletiva. 

  • Keywords
  • Trabalhadores, Saúde Mental, Ambiente de Trabalho,
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
Back