BENEFÍCIOS DO REIKI COMO TERAPIA COMPLEMENTAR NO SUS

  • Author
  • Giovana Salete Lira
  • Co-authors
  • Jhoanny Ester Ribeiro , Renata Mendonça Rodrigues , Kiciosan da Silva Bernardi Galli
  • Abstract
  •  

    APRESENTAÇÃO- Atualmente, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICs) considera 29 terapias integrativas como “ações de promoção e prevenção em saúde”. Entre elas há o Reiki, uma prática terapêutica redescoberta no Japão, que utiliza a energia vital presente no universo. Esta energia é canalizada através da imposição das mãos, estimulando os mecanismos naturais de recuperação e manutenção da saúde. No âmbito em que se refere às políticas de saúde pública, essa execução proporciona vantagens como acessibilidade e eficácia respaldada por evidências. Por derradeiro, o objetivo deste estudo tem como finalidade inteirar-se sobre como os benefícios decorrentes da prática do Reiki atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

    DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO- Essa é uma revisão narrativa da literatura. Foram realizadas buscas na plataforma Google Acadêmico, através do uso dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), empregando a seguinte sequência: “Reiki” OR “Toque Terapêutico” AND “Práticas Integrativas e Complementares” AND “Sistema Único de Saúde”. Os critérios de inclusão foram os artigos publicados entre os anos de 2018 e 2024, publicação nos idiomas inglês e/ou português e/ou espanhol, textos completos e gratuitos, e que abordassem o tema central do estudo.

    RESULTADOS- Apuraram-se 439 produções. Após a aplicação dos critérios pré-estabelecidos, restaram 156 artigos, dos quais, 46 estavam indisponíveis integralmente, 38 não apresentavam o objetivo central do estudo, e 59 não abordavam o tema central do estudo, restando 13 publicações. Após a leitura destes, seis (6) compuseram esta revisão. Cabe ressaltar que nos estudos consultados, constatou-se que recentemente houve um aumento no uso do Reiki por por vários profissionais da saúde, como: médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas e entre outros, que estão aplicando essa técnica em hospitais, unidades psiquiátricas, salas de cirurgia e nos cuidados paliativos. Observou-se que foram relatados por estes pesquisadores que existem inúmeros benefícios que o Reiki pode proporcionar na assistência à saúde, como tratamento holístico, além de apresentar um ótimo custo-benefício, e inexistência de efeitos colaterais. A técnica pode ser usada tanto de forma preventiva, quanto no alívio de sintomas, como redução de algias crônicas, em casos de ansiedade, medo, ataques de pânico, sintomas depressivos, estresse, fadiga, dentre outros. O Reiki fortalece o sistema imunológico e libera toxinas, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos. Ademais, o toque terapêutico pode ser aplicado em doenças como a sinusite, asma, artrite e insônia. Em pacientes oncológicos submetidos à quimioterapia, que pode causar inúmeros efeitos colaterais, a terapia Reiki auxilia a revigorar o bem-estar, reduzindo o estresse emocional causado pelo câncer.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS- Concluiu-se que, com base nos fundamentos essenciais promovidos pelo SUS, os quais englobam a prevenção e a abordagem holística dos cuidados, o Reiki colabora para uma utilização mais eficaz dos recursos públicos e para o aprimoramento da qualidade de vida dos pacientes.

  • Keywords
  • Reiki, Toque Terapêutico, Práticas Integrativas e Complementares, Benefícios, Sistema Único de Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
Back