APRESENTAÇÃO: O Papilomavírus Humano (HPV) é um tema em destaque na Saúde Pública devido à sua associação com o câncer uterino e outros problemas de saúde. Tendo em vista que público-alvo da vacinação contra o HPV são crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, foi realizada uma ação de educação em saúde em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada em um bairro periférico no município de Belém do Pará. A realização do trabalho se deu durante as Atividades Integradas em Saúde (AIS), projeto realizado pela Universidade Estadual do Pará, que consiste na realização de intervenções de saúde em ambientes comunitários - como hospitais e escolas - pré determinados pela instituição. Desse modo, a ação educativa teve o intuito de elucidar a respeito do HPV, pois a escassez de informações a respeito dessa temática configura um dos fatores que coloca o público mais jovem em situação de vulnerabilização. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem ao compartilhar conhecimentos sobre o HPV com escolares. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O estudo seguiu as cinco etapas da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, uma metodologia ativa que desenvolve a criatividade e o pensamento crítico dos acadêmicos, de modo que estes são colocados a problematizar a realidade, e buscar uma intervenção para o problema encontrado. Na primeira etapa, os acadêmicos visitaram a escola e observaram as fragilidades e potencialidades do local. Na segunda etapa, foram identificados os pontos-chave e foi feita uma coleta sistemática de dados, em que os acadêmicos realizaram entrevista a respeito do tema. Na terceira etapa ocorreu a teorização, através da busca de artigos em meios digitais, como a BVS e o SciELO. Na quarta etapa, elaborou-se o Plano de Ação que considerou a realização da atividade em formato de peça teatral, seguida de uma dinâmica com jogo de tabuleiro em equipes. Após a conclusão das quatro primeiras etapas, os acadêmicos retornaram à escola para pôr em prática a ação educativa e efetivar a última etapa. RESULTADOS: Foi perceptível a fragilidade dos alunos em relação a conhecimentos sobre prevenção, sintomatologia e tratamento do HPV, além disso, eles demonstraram interesse a respeito da temática. A utilização da abordagem lúdica sobre a temática do HPV promoveu maior dinamicidade no processo de aprendizagem, além de fomentar o engajamento, trabalho em equipe e desenvolvimento do pensamento crítico por parte dos alunos, assim, adquirindo maior domínio sobre a temática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência vivida pelos acadêmicos destaca a importância do papel da Enfermagem no desenvolvimento de recursos que auxiliem na disseminação de informações sobre saúde, principalmente no âmbito da prevenção e promoção, contribuindo para o empoderamento da comunidade e facilitando a adesão aos métodos de prevenção e controle, além de proporcionar o aprimoramento contínuo de habilidades e participação ativa dos profissionais da saúde frente à assistência à população.