UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 EM UM MUNICÍPIO NO ANO DE 2020

  • Author
  • Yuri Henrique Andrade de oliveira
  • Co-authors
  • Raimundo de Jesus Picanso da Costa , Rejane Brandão Pinto , Silas Batista Pinheiro , Sisley Marceli Nascimento Reis , Vinícius Gabriel Araújo de Souza , Camila dos Santos Pantoja , Ynara da Costa Fonseca , Iris Armanda da Silva Aragão
  • Abstract
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    UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENFRENTAMENTO DA COVID-19 EM UM MUNICÍPIO NO ANO DE 2020

    APRESENTAÇÃO:

    A COVID-19 chegou ao Brasil no ano de 2020 trazendo fortes impactos de saúde, principalmente em municípios com poucos habitantes, esses impactos fizeram com que fosse necessário estabelecer planejamentos para o combate ao novo, debates interdisciplinares eram essenciais para traçar esses planos e trazer condutas adequadas à população.

    Os debates interdisciplinares durante a pandemia foram essenciais para uma compreensão abrangente dos desafios enfrentados, promovendo abordagens integradas de soluções, identificando lacunas e oportunidades, embasando a tomada de decisões informadas e promovendo o engajamento da comunidade, partindo desse pressuposto, o objetivo desse estudo; Relatar experiência sobre a operacionalização dos serviços de saúde de um munícipio no enfrentamento do primeiro ano da pandemia de COVID-19

    DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

    Trata-se de um relato de experiencia descritivo com abordagem qualitativa, para melhor operacionalização dos serviços, foi realizado uma reunião entre o secretário municipal de saúde junto aos profissionais da atenção primária a saúde com o intuito de buscar atender a demanda populacional. Foi realizado um planejamento estratégico de como essas atividades poderiam trazer soluções para a saúde no município referentes ao mês de abril a maio de 2020. frente ao enfrentamento da COVID haja vista que o município possui 127.686 MIL habitantes.

    Destaca-se que no município temos 28 unidades com 49 equipes de saúde da família e aproximadamente 4000 pessoas cadastradas por equipe nelas são ofertados para a população programas como hiper dia, pré-natal natal, saúde da mulher, saúde da criança e do adolescente, saúde do idoso, tratamentos de endemias e imunizações, entre outros.

    Durante o início da pandemia foi realizado um levantamento do índice de pessoas com sintomas suspeitos de COVID 19 que procuravam as unidades e foram destacados que as unidades Taíra, riozinho, Aldeia e Perpétuo Socorro foram as mais procuradas, com isso foi estabelecido pelo município que as mesmas seriam unidades de referência para casos suspeitos de COVID-19.

    Partindo para o segundo plano, foi estabelecido um número de telefone para que a população entra-se em contato caso apresenta-se algum sinal ou sintoma ou poderiam sanar suas dúvidas sobre infecção e receber atendimentos quando necessário, o qual ganhou como nome “disk saúde”.

    Para diminuir o risco de propagação, foi estabelecido pela secretaria um local de referência sendo ele a academia da saúde, onde fica localizado em um bairro e rua acessível para evitar erros de endereço, em média eram realizados 70 testes rápidos por dia e 490 por semana. Os resultados eram repassados para a equipe de monitoramento quando os testes rápidos eram positivos, esta equipe compõe enfermeiros sendo eles dois residentes em saúde da família.

    As fichas dos casos confirmados no município eram repassadas para os residentes, onde os mesmos preenchiam uma planilha que continham informações sociodemográfica dos pacientes e datas de primeiros sintomas e coleta, essa planilha era devidamente repassada aos enfermeiros das unidades, onde os mesmos entravam em contato com estes pacientes e iniciavam o monitoramento e a partir dos critérios de alta se fechava com 21 dias.

    Resultados alcançados

    No primeiro momento foi realizado um levantamento dos problemas relacionados a fatores de risco para complicações da COVID incluindo, idade avançada, doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas, sistema imunológico comprometido, condições socioeconômicas desfavoráveis e hábitos prejudiciais, como tabagismo.

    No momento normativo foi definida que seria ideal um maior respeito da população com o isolamento social o que seria relevante para o alcance dos resultados. O isolamento social no início da pandemia era crucial para reduzir a propagação do vírus, aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde, ganhar tempo para preparação, proteger grupos de risco e prevenir a transmissão assintomática.

    Partindo para o momento de execução foi delegada como estratégia para a redução da propagação do vírus e um melhor atendimento a população o estabelecimento de unidades de referências, destacando as 4 unidades básicas de saúde que realizaram atividades com plantões de 8:00 às 20;00 horas. E a academia da saúde do município foi definida como referencia para realizaçõ0es de testes rápidos, a partir desta medida, o índice de diagnósticos por teste rápido e PCR do covid-19 aumentou drasticamente, o que facilitou o monitoramento dos usuários.

    O tele monitoramento foi outra medida ideal executada pelo município, funcionava da seguinte forma, todos os dias os testes realizados nas unidades básicas e na academia da saúde eram repassados para a secretaria de saúde onde eram digitalizados e repassados em único arquivo para dar inicio ao tele monitoramento. Os enfermeiros pegavam os casos confirmados referente a sua unidade, e realizam o monitoramento dos pacientes, respeitando limites de 48/48 horas em até 21 dias esse fluxo junto ao protocolo de acompanhamento e de alta do município.

     Destacou-se como uma estratégia facilitadora para o município o “disk saúde” que contava com uma equipe multiprofissional capacitada para fornecer atendimento adequado de acordo com o relato dos pacientes. Quando os mesmos relatavam sinais e sintomas de COVID era orientado o isolamento social. já a partir do momento que o indivíduo sentia outros sintomas mais graves como, falta de ar intensa, sincopes, a equipe entrava em contato com a equipe de suporte avançado para encaminhar o paciente ao hospital.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    Ressalta-se que o planejamento estratégico passa por 4 etapas, sendo primordial o primeiro contato, ou seja, da subjetividade de cada profissional referente a cada unidade para ser estabelecido as metas, pois o mesmo não é estático e passível de possíveis mudanças.

    Pode-se observar que durante essa vivencia o número de casos recuperados aumentou claramente, trazendo benefícios a população e uma melhor operacionalização de serviços para os profissionais. Medidas como unidades referencias para o atendimento, disk saúde para o contato dos pacientes, unidade referência para coleta de testes e monitoramento continuo foram medidas eficazes durante o primeiro ano da pandemia, diminuindo risco de infecções e aumentando número de recuperações.

    Relatar vivências da pandemia é essencial para o contexto histórico da saúde da doença no Brasil, essa vivência proporcionará para futuras gerações um olhar mais abrangente sobre quais medidas eram tomadas por munícipios para controlar a pandemia, haja vista que existiam poucos conselhos partindo do governo federal na época no qual resultou um grande número de infecções e de óbitos no Brasil.

     

  • Keywords
  • Prevenção Primária das Doenças, Pandemias, Práticas Interdisciplinares
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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