Movimente-se e faça arte(terapia)

  • Author
  • Maysla Rodrigues Barbosa
  • Co-authors
  • Priscila Carminati , Helena Margareth Guimarães Santana , Maria Aparecida Alvis de Jesus
  • Abstract
  • Durante a realização de procedimentos, consultas e visitas domiciliares na Unidade de Saúde de Universal, localizada no município de Viana - Espírito Santo, foi observado que o número de idosos com sinitomas de ansiedade, depressão e isolamento social era elevado, principalmente em mulheres. Visualizando essa problemática, foi implantado em conjunto com uma Agente Comunitária de Saúde (ACS) o projeto movimente-se e faça arte(terapia) para promoção de saúde, interação social e participação da comunidade.

    Os ACS são resposáveis pela identificação dos idosos que se enquadram no projeto e realizam o convite. Os encontros acontecem semanalmente num espaço cedido pela Igreja Batista do bairro, onde são realizados dois grupos de atividade física, o movimente-se, ministrados por uma Fisioterapeuta antes e após a Arte(terapia). Há uma profissional de Arte voluntária, moradora do bairro, que direciona alguns encontros. Além dela, todos os participantes podem ensinar uma arte ou um novo aprendizado, estimulando e demonstrando a utilidade do idoso no meio social. O material utilizado é sempre reciclado para que todos possam ter acesso. Na Unidade de Saúde também foi implantada a "caixinha da doação" onde aqueles que frequentam e utilizam esse serviço podem depositar itens como garrafas, caixas plásticas, linhas, colas e outros materiais de artesanato. Os participantes são inseridos em um grupo no Whatsapp, onde há as informações sobre quais materiais serão utilizados no próximo encontro e qual pessoa será responsável por conduzir o projeto. Aqueles que não fazem uso do aplicativo no celular são comunicados pessoalmente pelos ACS.

    Após a aplicação do projeto, foi relatado por duas idosas a redução da medicação (com acompanhamento médico) para controle de ansiedade. Foi observado também que o espaço proporciona conforto para que possam conversar e trocar experiências, pois os idosos citam que ali há pessoas para conversar. Uma idosa relatou que não saia de casa execto em situações emergenciais desde o falecimento do cônjugue, porém desde sua entrada no projeto conseguiu retornar ao convívio social e a realização das atividades de vida diária, como cozinhar e arrumar a casa. Outro fator relevante observado foi a sensação de bem estar e redução da dor crônica após a prática de atividade física, que a longo prazo também tende qa melhorar capacidades fisiológicas do corpo.

    Observando os relatos, é possível afirmar  que a iniciativa tem impacto positivo na vida do público-alvo, uma vez que alcança os objetivos de trazer o idoso para o convívio em comunidade e o envelhecimento saudável, prevenindo agravos à saúde física e mental.

  • Keywords
  • idosos, saúde, ansiedade, depressão.
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
Back