Conhecimento de Saúde Pública dentre os acadêmicos de Medicina (do ciclo básico ao ciclo clínico): um relato de experiência.

  • Author
  • Simeão de Oliveira Valente Filho
  • Co-authors
  • Edson Cabral das Neves Junior , Filipe Damasceno de Souza Leite , Gabriel Pansini Barbosa , Giovani Pietro Pazin Malaguti , Fabiana Mânica Martins
  • Abstract
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    RESUMO

    Tema: Conhecimento de Saúde Pública dentre os acadêmicos de Medicina (do ciclo básico ao ciclo clínico): um relato de experiência. Apresentação: O trabalho médico está intrinsecamente ligado com os conhecimentos de Saúde Pública e Saúde Coletiva, que idealmente devem estar enraizados nas universidades. É fundamental compreender a importância do conhecimento adequado em Saúde Pública por parte dos profissionais da área médica, considerando o seu comprometimento com os serviços públicos de atendimento básico e especializado, assim tendo um desempenho proporcional entre o atendimento médico e o saber sobre Saúde Pública. Portanto, uma turma do primeiro período de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizou um estudo didático na disciplina de metodologia do trabalho científico procurando visualizar os conhecimentos dos estudantes sobre tal temática; objetivando identificar, analisar e quantificar a progressão de conhecimento sobre Saúde Pública entre os discentes ao longo do Curso de Medicina da UFAM, apontando seus possíveis déficits e evolução do conhecimento teórico. Desenvolvimento do trabalho: O estudo realizado foi feito por meio de coleta de dados via “Google Forms”, aplicado de forma remota após leitura e assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), entre os alunos do Ciclo Básico ao Ciclo Clínico (1° ao 8° período) da Faculdade de Medicina, sendo o questionário composto por perguntas de múltipla escolha e padronizado. Resultados: Após obtenção e análise de 114 respostas ao formulário, 62,3% avaliaram os serviços de saúde pública como “regular”, sendo essa a resposta majoritária entre todos os períodos, com exceção ao 4° período, em que a maioria das repostas foram “ruim”. Notou-se apenas uma divergência de respostas entre as questões aplicadas, sendo essa marcada por uma taxa maior de erros (71,9%), do que de acertos (28,1%), evidenciando um desconhecimento sobre os atuais desafios enfrentados pelo SUS por parte dos estudantes. Em geral, a taxa de acerto nas questões variou de 88,6% e 97,4%, revelando que o nível de conhecimento sobre Saúde Pública dentre o corpo discente analisado é satisfatório, havendo pouco déficit no conhecimento que tange ao tema, mantendo-se linear durante a graduação, inferindo a qualidade da pesquisa e ensino da instituição. Assim, entende-se que as matérias Saúde Coletiva I, II, III e IV lecionadas nos quatro primeiros períodos, respectivamente, estão organizadas adequadamente na grade curricular do curso, além de apresentarem uma ótima didática. Considerações finais: Entretanto, apesar dos resultados satisfatórios encontrados, a aprendizagem se trata de um processo contínuo que deve continuar sendo investigado ao longo da formação acadêmica, considerando a necessidade de aprofundamento da Saúde Coletiva por meio de outras técnicas que aproximem os conhecimentos sobre Saúde Pública aos estudantes, ponderando o olhar crítico presente na Saúde Coletiva no que tange à formação de médicos que promoverão integralidade, transcendendo os cuidados médicos individuais, buscando o bem-estar geral. Desse modo, para o aprimoramento da pesquisa, são necessários estudos qualitativos (através de outras formas de avaliação, como estudos focais) e estudos quantitativos por meio da análise de outras variáveis, que visem compreender a melhor forma de didática entre os estudantes de Medicina.

     

  • Keywords
  • Saúde Pública, Medicina, Graduação, Universidade.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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