Apresentação e método: Este trabalho visa relatar experiências entre trabalhadores, crianças e adolescentes institucionalizados em uma casa de acolhimento na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O acolhimento institucional é um serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social, destinado a promover o acolhimento e garantir a proteção integral de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados. Decorrente dos laços de convivência e das normas de comportamento estabelecidas para fortalecer o vínculo entre os participantes, minha pergunta é: Como as práticas de higiene bucal e cuidados pessoais em um ambiente de acolhimento institucional contribuíram para o resgate da autoestima e integração social de crianças e adolescentes com histórico de rupturas familiares? . A metodologia empregada baseia-se na sistematização de experiências.
Desenvolvimento: No ambiente de acolhimento, espaços de escuta ativa são criados e são realizadas intervenções orientadas para aprimorar as relações entre educadores, acolhidos e demais atuantes diários, visando facilitar o entendimento sobre o significado deste local para todos envolvidos. O objetivo principal era resgatar e observar em cada rosto um sorriso sincero, fácil e afetuoso. Dadas as circunstâncias adversas e os múltiplos eventos traumáticos, que cada acolhido traz consigo, como histórias de rupturas familiares, nosso trabalho é de acolhimento. Muitas vezes, o ingresso no abrigo ocorre de maneira arbitrária, adicionando uma nova camada de violência à sua experiência. No entanto, mesmo em um contexto de contradições, buscou-se promover o resgate social desses jovens através do incentivo ao autocuidado, tanto físico quanto psíquico, e ao cuidado mútuo.
Resultados: A rotina de higiene bucal, especificamente a escovação dos dentes após as refeições, mostrou-se mais do que uma simples prática de saúde; transformou-se em uma possibilidade para novas interações sociais a partir do educar cuidando, distanciando, assim das experiências de descuidados anteriormente vivenciados. Esses momentos de cuidado pessoal propiciaram discussões sobre o funcionamento da sociedade, incentivando os jovens a explorar e questionar não apenas sobre o próprio corpo e higiene pessoal, mas também sobre questões mais amplas de saúde pública, incluindo a importância das vacinas em períodos normais e pandêmicos.
Considerações Finais: Este estudo mostrou que as práticas de higiene bucal e cuidados pessoais em uma casa de acolhimento desempenham um papel importante na reconstrução da autoestima e na promoção da integração social de crianças e adolescentes com experiências de ruptura familiar. Estas práticas, quando implementadas como parte de uma rotina diária, não só cuidam da saúde física dos acolhidos, mas também servem como ferramentas pedagógicas e terapêuticas, ajudando-os a reconhecer o próprio valor e a importância do autocuidado. Além disso, estes momentos de cuidado pessoal se tornam oportunidades para diálogos construtivos e educativos. Esta experiência serve para mostrar como a interação entre educador social e crianças e adolescentes institucionalizado, em um trabalho de acolhimento, escuta e cuidado, a partir de uma realidade (higiene bucal) pode ser uma ponte para um trabalho de formação cidadã, na perspectiva de educação popular freiriana.