Os tremores da formação-ação na Técnica de Redução de Estresse -TRE, no Distrito Federal

  • Author
  • Yasmin Silva da Cruz
  • Co-authors
  • Ana Paula Andrade Silva Milhomem , André Luiz Dutra Fenner
  • Abstract
  •  

    O presente estudo trata-se de uma sistematização do processo formativo dos Cursos Livres da Técnica em Redução de Estresse (TRE), desenvolvidos pela Fiocruz de Brasília em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). A ideia surge da necessidade de fortalecer a gestão na Política Distrital de Práticas Integrativas em Saúde (PDPIS), com o foco de qualificar profissionais/trabalhadores da saúde e áreas afins para atuarem como multiplicadores(as), formadores(as) e indutores(as) de processos de mudança em seus espaços de trabalho, facilitando e disseminando as PIS, mais especificamente do TRE no DF.

    No Brasil, a prática foi introduzida de forma pioneira no Sistema Único de Saúde (SUS) do DF, sendo hoje uma PIS instituída no âmbito da política distrital. A TRE (Tension & Trauma Releasing Exercises) é uma técnica corporal desenvolvida pelo terapeuta Dr. David Berceli. Caracteriza-se por ser uma ferramenta simples, de fácil condução, autoaplicável, que pode ser utilizada em grupos e comunidade. Os exercícios, ao serem realizados, provocam tremores no corpo, que são respostas neurológicas involuntárias.Os tremores evocados com a prática são um recurso natural do organismo para promover um estado de equilíbrio, reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida. Equilibrando o sistema nervoso e nossas emoções, sendo que os exercícios ajudam a acalmar, a melhorar quadros de ansiedade, de depressão, de estresse, de dores musculares e de sobrecargas emocionais.

    Trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo exploratório de abordagem qualitativa. O presente estudo visa sistematizar o processo metodológico de formação- ação dos Cursos Livres de TRE. Com o intuito de refletir, documentar e analisar o processo formativo. 

    Os Cursos foram realizados entre o ano de 2022 a 2024. No Ano de 2022 foram realizadas a 1ª e 2ª Etapas do Curso Livre de Aperfeiçoamento para facilitadores da técnica, totalizando 82 horas, certificando 71 profissionais. No ano seguinte foi elaborado o Curso Livre de Formação em TRE para Profissionais da SES/DF, contendo 5 módulos, totalizando 114 horas com o total de 30 profissionais certificados para aplicar a técnica.

    Os resultados esperados consistem em conhecer as decorrências advindas das formações em TRE ofertados pela SES/DF em parceria com a FIOCRUZ, sua utilização pelos profissionais de saúde. Fomentar o desenvolvimento das PIS no DF, amparando e fortalecendo projetos e processos de formação relacionados, viabilizando o uso de prática integrativa pelos profissionais de saúde e usuários de forma racional e destacar a TRE como ferramenta eficaz e potente para promoção da saúde no contexto de vulnerabilidade, assim como as recomendações do uso da técnica em contextos institucionais e coletivos.

    Nesta perspectiva, os cursos contribuem na construção de instrumentos de avaliação do modelo assistencial e da lógica de organização dos serviços de saúde e da importância das PIS como estratégia para integralidade do cuidado, possibilitando ampliar o alcance das condutas terapêuticas e o espectro das medidas preventivas e de promoção da saúde, além da construção de estratégias para o fortalecimento das PIS e a ampliação da oferta destes serviços no DF.

     

  • Keywords
  • Técnica de Redução de Estresse, Práticas Integrativas em Saúde, Educação em Saúde,
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back