Apresentação: O enfermeiro tem sido o profissional de primeiro contato no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF) que identifica, previne e trata os problemas de saúde nos diferentes ciclos de vida. Assim, entre as várias atribuições assistenciais deste profissional está o acompanhamento das pessoas que tem hipertensão. A fim de subsidiar uma consulta de enfermagem segura e qualificada às pessoas com hipertensão, foi desenvolvido como pesquisa de doutorado, do Programa de Pós-graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um software, considerando as etapas do processo de enfermagem e as recomendações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. O software foi construído de forma participativa, considerando as necessidades dos enfermeiros de Santa Maria, município da região Sul do País, para melhoria da qualidade da assistência de enfermagem. Dessa forma, torna-se importante que esta tecnologia seja avaliada por enfermeiros de diferentes regiões, pois isto permite confrontar olhares diversos que são úteis para aprimorar o software desenvolvido. Este estudo objetiva avaliar o software de apoio à consulta de enfermagem para pessoas com hipertensão, na percepção de enfermeiros cearenses. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de uma pesquisa de validação com público alvo, realizada no período entre novembro de 2023 a fevereiro de 2024 na cidade de Sobral, Ceará. O referido município foi selecionado por obter reconhecimento nacional do modelo de Atenção Primária à Saúde, com alta cobertura assistencial da APS e bons indicadores de saúde. Participaram 21 enfermeiros que atuavam na ESF há no mínimo um ano, na zona urbana. Para coleta de dados foi enviado para o e-mail dos participantes um link com o questionário elaborado por meio do google forms. O instrumento de coleta de dados abordou questões referentes aos seguintes domínios de avaliação da tecnologia: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade e segurança. Os participantes responderam ao instrumento, tendo como opções de respostas uma escala de Likert (1) sim, (2) em parte e (3) não. Para análise dos dados utilizou-se da estatística descritiva e do Índice de validade de conteúdo (IVC) por item e global. Considerou-se como ponto de corte favorável o IVC maior ou igual a 80%. O escore do índice global foi calculado, por meio da soma da concordância dos itens que foram assinalados como sim, divididos pelo número total de respostas. Os resultados foram reunidos e processados no programa do Microsoft Excel e apresentados em tabelas. A pesquisa obteve parecer favorável do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos da UFSM por meio do parecer de n. 4.496.474. Resultados: Predominaram enfermeiras do sexo feminino, casadas, com média de idade de 33,9 anos. A maioria obtinha o título de especialista, com tempo médio de formação de nove anos e de oito anos de atuação na ESF. Os itens relacionados aos domínios da adequação funcional, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade e segurança obtiveram IVC maior ou igual a 0,8. Os itens que obtiveram IVC igual a 1 foram aqueles relacionados ao domínio da usabilidade. Este resultado foi muito satisfatório uma vez que a usabilidade diz respeito a facilidade em que os(as) enfermeiros(as) podem aprender a usar o software, realizar as tarefas com níveis de eficácia, eficiência e satisfação. Desta maneira, embora o(a) enfermeiro(a) não tenha muita habilidade e costume na utilização deste tipo de tecnologia, isto não será o fator limitante para incorporação desta ferramenta na sua prática clínica. Apenas o domínio da confiabilidade apresentou IVC de 0,61. Entretanto, ressalta-se que o domínio confiabilidade avaliou a ocorrência de falhas e suas frequências, mas percebeu-se que as respostas dadas pelos participantes poderiam ser equivocadas, tendo em vista que os participantes não tiveram tempo suficiente de manejo do software para observar a ocorrência de falhas, pois os participantes manusearam a tecnologia apenas uma vez, na simulação de um atendimento, ao responder o instrumento de coleta de dados. Essa foi uma das considerações realizadas pelos participantes ao justificar a escolha da resposta em parte referente aos itens deste domínio. Outros apontamentos realizados pelos participantes neste domínio foram: falhas ao cadastrar o usuário e utilização de ponto, como também lentidão para executar o sistema. Quanto ao IVC global obteve-se 0,91. Um aspecto importante a ser considerado na presente pesquisa é que foi considerado as configurações já existentes dos equipamentos de informática dos municípios envolvidos no estudo para que assim a instalação do software nas Unidades Básicas de Saúde fosse uma realidade possível, principalmente após a finalização do estudo. Destarte, apesar do software ter sido construído considerando a realidade de enfermeiros(as) trabalhadores(as) da ESF de um município da região sul, este poderá ser perfeitamente utilizado por enfermeiros(as) da região nordeste. Esses resultados talvez possam ser explicados pelo fato de a ESF ser uma política consolidada nacionalmente, com diretrizes bem definidas, que favorecem a padronização da atuação dos(as) profissionais, mas também despertam problemas de infraestrutura e de processo de trabalho semelhantes em todo território nacional. Considerações finais: O software de apoio à consulta de enfermagem para pessoas com hipertensão, desenvolvido no contexto da ESF da região Sul do País, foi avaliado com êxito por enfermeiros(as) cearenses, obtendo IVC global de 0,91. Ressalta-se como limitações da pesquisa a não instalação do software nas Unidades Básicas de Saúde, previamente ao período da coleta de dados, pois isso diminuiria as dificuldades e/ou recusas dos(as) participantes para instalar o software, facilitando a adesão de mais participantes da pesquisa, bem como agilizaria o retorno do instrumento de coleta de dados respondidos. O tempo de execução da coleta de dados estendeu-se mais que o planejado, tendo em vista a ausência de respostas no tempo determinado pela pesquisadora, sendo necessário prorrogar o prazo de coleta de dados. Dessa forma, recomenda-se outras estratégias de captação de público alvo, que não seja somente o e-mail, talvez seja necessário o contato presencial com o gestor e consequentemente com os participantes, sensibilizando-os acerca da importância da pesquisa e os impactos desta para melhoria do seu processo de trabalho. São poucos os estudos metodológicos que preveem a fase de validação com público alvo de diferentes regiões, o que torna este estudo inovador, pois faz-se necessário produzir tecnologias que possam ser aplicadas em diferentes realidades, oportunizando seus benefícios a mais profissionais e usuários.