Apresentação: Trata-se de um estudo que visou identificar a prevalência de pós-graduação em profissionais enfermeiros(as) que declararam ter formação em práticas integrativas e complementares em saúde (PICS).
Desenvolvimento do trabalho: Foi realizado um estudo com caráter descritivo exploratório, derivado do macroprojeto "Estudo Brasileiro: Inquérito Nacional sobre o Perfil Educacional e Profissional de Enfermeiros(as) de Saúde Integrativa e Práticas Tradicionais - ENFPICS". O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAAE: 43306921.6.0000.5347). A pesquisa foi realizada em todo o território brasileiro. A coleta de dados quantitativos foi feita por meio de um questionário semi estruturado de modo virtual, contendo 52 perguntas, tendo como critérios de inclusão pessoas com formação no curso de graduação em enfermagem.
Resultados: Este estudo constatou uma prevalência significativa de enfermeiros com formação em pós-graduação. Participaram da etapa quantitativa 1154 enfermeiros de todas as regiões do Brasil. Cerca de seis em cada sete participantes possuíam algum tipo de curso de pós-graduação, totalizando 1.001 (86,74%) profissionais. Entre estes, a especialização/residência era o tipo mais comum, abrangendo 663 (57,45%) dos casos. Foi observada uma associação marcante entre a realização de cursos de pós-graduação e a presença de formação em práticas integrativas e complementares em saúde.
Os resultados indicam que ter uma pós-graduação, independentemente do seu nível, aumenta em 77% a probabilidade de ter formação em PICS. Houve uma tendência linear de aumento na formação em PICS conforme o nível de pós-graduação aumentava, com exceção do pós-doutorado. Especificamente, participantes com mestrado profissional apresentaram uma probabilidade 131% maior de possuir formação em PICS em comparação com aqueles sem pós-graduação.
Considerações finais: Conclui-se que há uma associação significativa entre a conclusão de uma pós-graduação e o aumento da probabilidade de possuir formação em PICS. Este achado sugere que diversos fatores podem estar influenciando essa relação, podendo estes serem relacionados ao interesse profissional, exposição acadêmica sobre abordagens terapêuticas integrativas e complementares, entre outros.