Apresentação
O Amazonas é formado por 62 municipios com uma população aproximada de 4 milhões de habitantes e dividido em 3 macrorregiões de saúde, as quais se subdividem em 9 regiões de saude.
A Região de Saúde do Juruá pertence a Macroregião Oeste e é composta por seis municipios Guajara, Envira, Ipixuna, Itamarati, Carauari e Eirunepé, podendo aparentar certa facilidade no trabalho regionalizado, porém, o acesso geografico entre eles é extremamente complexo se tornando muito dificil, principalmente pela ausência de estradas e transportes intermunicipais, limitando muitas vezes o deslocamento entre eles apenas por meio aéreo, pois dependendo do nível das águas é inviavel o trajeto fluvial, muito embora, alguns desses municipios, independente da seca ou cheio dos rios não disponibilizam de embarcações entre eles. Vale ressaltar que o municipio mais distante da capital tem aproximadamente 1.942 km de distância, sendo necessario viajar do Amazonas para o Acre para retornar ao Amazonas e seguir viagem para os municipios entre as fronteiras interestaduais onde fica situado Ipixuna e Guajará.
Esses fatores supracitados dificultam a participação em qualquer programação de qualificação profissional, principalmente se levarmos em conta os custos financeiros do deslocamneto ate a Capital e pensando nessas fragilidade e numa forma de comptemplar tanto os Secretarios de Saude quanto suas equipes tecnicas foi elaborado o Projeto Encontros do Juruá com a finalidade de reduzir a distancia entre essa Região com os serviços do Apoio Tecnico do Conselho de Secretarias municipais de saude do amazonas – COSEMS-AM, o qual visa o fortalecimento da Gestão Municipal atraves de espacos de empoderamento dos profisisonais de saúde.
Objetivo
Proporcionar um espaço de diálogo e qualificação profissional para empoderamento da Gestão Municipal e Equipe Técnica referente as demandas locais e regionais identificadas pelo serviço de apoio técnico do COSEMS-AM
Metodologia
As demandas são previamente identificadas pelo Apoio Técnico do COSEMS-AM através do monitoramento dos sistemas de informação, portarias e notas técnicas do ministério da saúde e da secretaria estadual de saúde. Em seguida, é organizado um encontro regional para tratar das demandas semelhantes, a partir desse momento são agendados outros encontros buscando associar as demandas e ofertas de capacitações especificas para cada um conforme solicitação e necessidade.
Resultado
O projeto foi implantado em 2023 e teve uma excelente aceitação pelos Secretários Municipais de Saúde e suas respectivas equipes. Até o momento já foram realizados 5 Encontros Regionais e aproximadamente 2 encontros mensais com os municípios distintos contribuindo para a qualificação dos profissionais. Com essas intervenções foi possível evidenciar a redução de pendencias no DIGISUS; o aumento das informações de produção de MAC no sistema compatível a realidade; aumento da nota de desempenho no Programa Previne Brasil, bem como aumento da Capitação Ponderada e finalização dos Projetos de Equipes Ribeirinhas e Fluviais Pendentes.
Considerações
Essas ações aproximam as gestões municipais que veem hoje o COSEMS-AM como suporte em suas tomadas de decisões e fortalece o apoio contínuo para aos gestores e suas equipes, sendo esse um reflexo do trabalho bem executado de uma equipe comprometida.