ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO DOS USUÁRIOS DO SUS: SEGURANÇA DO PACIENTE

  • Author
  • Josie Pereira da Mota
  • Co-authors
  • Marco Antônio Oliveira Silva , Milena Moreira Borges Palheta , Flávia Maíse Cardoso da Silva , Rodrigo Avelar de Almeida , Ruth Anne Meire da Silva , Monique Lorrana Vieira Queiroz , Maria Eduarda da Silva Gomes , Enedina Ruth Trindade Campos
  • Abstract
  •  

    O presente trabalho trata da criação de estratégias de educação popular para o cuidado em saúde que envolve diretamente a promoção do protagonismo de usuários do Sistema Único de Saúde (pacientes e familiares) na Fundação Pública Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, referência em cardiologia, nefrologia e psiquiatria no estado do Pará. Trata-se de um projeto que teve início em Abril de 2024 a partir da parceria entre o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e Comitê de Humanização. O objetivo do trabalho é estimular o protagonismo de usuários do SUS a partir da intervenção do NQSP e de membros e apoiadores do Comitê de Humanização quanto a Segurança dos Pacientes. O projeto teve início a partir da realização de uma capacitação de 4 horas para os membros e apoiadores do Comitê de Humanização sobre a diretriz da Política Nacional de Humanização “Defesa dos Direitos dos Usuários” e sobre as seis metas de segurança do paciente, bem como sobre evitar riscos assistenciais voltadas ao estímulo do protagonismo dos usuários do hospital. O comitê de humanização da FHCGV é formado por sessenta (60) membros e apoiadores distribuídos nos vários setores do hospital, nos três turnos, possuindo portanto grande capilaridade no hospital. A parceria entre NQSP e comitê de humanização é rica no sentido de inovar ao adotar a estratégia da educação popular para estimular a qualidade em saúde, no sentido em que diminuem a probabilidade de resultados desfavoráveis (ocorrência de eventos adversos), e aumentam a probabilidade de resultados favoráveis. Enquanto resultados esperados estão o empoderamento por parte dos usuários do SUS acerca do conhecimento das seis metas internacionais de segurança do paciente: 1. Identificação do paciente; 2. Comunicação efetiva; 3. Uso seguro de medicamentos; 4. Cirurgia segura; 5. Higienização das mãos; 6. Adequação dos ambientes para evitar quedas e lesões por pressão. Os grupos de educação em saúde acontecerão em todos os setores do hospital, nos vários turnos conduzidos pela equipe do NQSP e do Comitê de Humanização sendo realizado com a duração média de 50 minutos a partir da realização de um pré-teste utilizando o google forms com uso de tablets do NQSP com objetivo de medir os conhecimentos dos pacientes e acompanhantes acerca do conteúdo trabalhado. Após o pré-teste os grupos acontecerão em forma de rodas de conversa e ocorrerão a partir das diretrizes da educação popular que valoriza os saberes dos educandos, de modo a fomentar a construção de conhecimentos vinculados a seu contexto real a partir de convivências não hierarquizadas entre educadores e educandos nos processos de ensino e de aprendizagem. Após a realização da roda de conversa será aplicado um pós-teste com as mesmas questões para fins de avaliar a efetividade da intervenção. Para análise dos resultados serão utilizados o programa Excel e a análise estatística a partir do teste t student utilizando o programa estatístico Action. Após a intervenção é esperado que o estímulo ao protagonismo de pacientes e familiares melhore o conhecimento acerca de processos de seu próprio cuidado e cultura de segurança.

     

  • Keywords
  • Educação Popular em Saúde; Protagonismo; Usuários do SUS; Segurança do Paciente
  • Subject Area
  • EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular
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