Educação, Política e Saúde: Fortalecendo a Participação e Controle Social no SUS capixaba

  • Author
  • Ana Clara Fraga
  • Co-authors
  • Alexandre de Oliveira Fraga , Caique dos Santos Pereira , Ednéa Harckbart , Gilmara Gomes da Silva Sarmento , Maristella Zamborlini Macedo , Mariana Pereira Monteiro
  • Abstract
  •  

    Este resumo destaca a experiência pioneira do Projeto Práticas Inovadoras para a Qualificação da Participação Social na Saúde (PDPi) no Espírito Santo, através da sua vertente de trabalho dedicada à educação permanente para o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). O PDPi é uma iniciativa do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), em colaboração com o Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo (CES-ES) e atua em todo o território capixaba, promovendo ações educativas voltadas para o fortalecimento dos conselhos de saúde. Desde o início de suas atividades, em junho de 2022, o projeto tem sido um agente de transformação, alcançando os municípios mais distantes e promovendo a qualificação dos espaços de participação social. Para os momentos formativos, as metodologias ativas e as dinâmicas de grupo têm sido adotadas como as principais estratégias pedagógicas, visando estimular a reflexão crítica e a troca de experiências entre os participantes. Através dos temas abordados, busca-se valorizar a relevância dos conselhos para a sociedade, bem como a atuação consciente, responsável e ética das/os conselheiras/os nas proposições de políticas e na tomada de decisões sobre os temas de saúde sobre os quais deliberam. No intuito de contribuir para o trabalho efetivo dos conselhos de saúde, a temática abordada abrange aspectos históricos, técnicos, práticos, legais, éticos e político-sociais da participação popular no SUS. Notadamente, a organização e a dinâmica de funcionamento dos conselhos e das conferências de saúde. É importante destacar, que a oferta da atividade educativa é divulgada para os conselhos de saúde de todos os municípios do Espírito Santo, e estes podem a qualquer tempo solicitar formalmente à coordenação do projeto e/ou à Secretaria Executiva do Conselho Estadual a realização da atividade em suas localidades. Ademais, visando ampliar o alcance das ações do projeto e fortalecer o controle social e a participação popular na saúde, estabelecemos parceria estreita com o Comitê de Educação Permanente do CES, colaborando nas reuniões do comitê, trocando informações regulares e realizando atualizações sobre as atividades educativas produzidas pelo projeto. Os resultados dessas atividades são evidentes. Mais de 300 conselheiros e atores sociais foram contemplados pelas ações do PDPi em diversos municípios capixabas. A abordagem focada na participação e na escuta ativa adota um processo contínuo de avaliação, incluindo a aplicação de formulários de avaliação anônima aos participantes. Esses formulários não apenas medem a satisfação dos participantes, mas também oferecem sugestões valiosas que são incorporadas ao projeto, garantindo sua contínua melhoria e relevância. Ao politizar a saúde e capacitar os participantes para compreenderem seu papel ativo na formulação e implementação das políticas de saúde, o PDPi tem contribuído para transformações no sistema de saúde capixaba. A saúde é política, e é essencial que as pessoas tenham o conhecimento e a capacidade de atuar nela de maneira informada e engajada. Assim, ao trazer esse debate com viés político, o PDPi pretende qualificar as pessoas para influenciarem e moldarem efetivamente o sistema de saúde em prol de uma sociedade mais justa e saudável.

  • Keywords
  • Educação Permanente, Conselhos de Saúde, Cidadania
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back